O índice de abstenção na primeira fase do Concurso Unificado Nacional (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, foi de 42,8%, informou neste domingo (5) a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck. O percentual é menor que o registrado na edição anterior, quando 54,12% dos inscritos não compareceram às provas.
Segundo a ministra, a redução confirma a expectativa de maior adesão nesta edição. “A abstenção foi de 42,8%, o que significa que quase 60% das pessoas inscritas efetivamente fizeram a prova. Um aumento muito grande em relação ao ano passado, como a gente já imaginava”, disse Dweck em entrevista à imprensa.
O concurso recebeu 761.545 inscrições, sendo mais de 252 mil de candidatos que concorrem em cotas destinadas a pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência. A aplicação ocorreu em 228 cidades, com 3.652 vagas ofertadas em 32 órgãos públicos federais.
De acordo com a ministra, a aplicação das provas transcorreu de forma tranquila, com apenas um contratempo registrado em Manaus (AM), onde um local de prova ficou sem energia elétrica. Os candidatos afetados receberam tempo adicional para concluir o exame.
O gabarito preliminar da primeira fase será divulgado nesta segunda-feira (6), às 10h. As notas devem ser publicadas em 12 de novembro, e os classificados seguirão para a segunda fase, marcada para 7 de dezembro. As listas de classificação estão previstas para 20 de fevereiro de 2026, e as convocações devem começar em março do próximo ano.