Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com 25,4 mil toneladas, previsão da safra 2024/2025 de MS tem 30% de crescimento

Agronegócio de MS é um dos destaques nacionais, com crescimento de produtividade e de área total plantada
Osvaldo Sato -
Brasil terá produção recorde, segundo Conab. (Foto: Wenderson Araujo, Trilux)

O 11º Levantamento da 2024/25, divulgado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), traz informações positivas para o de . O estado desponta no cenário nacional com previsões de crescimento significativas, impulsionadas por um aumento de produtividade e um avanço na área plantada. O documento detalha ainda as particularidades climáticas que têm moldado o desempenho das lavouras.

A análise da Conab revela que o Mato Grosso do Sul expandiu sua área de grãos selecionados em 2,2%, passando de 6.502,6 mil hectares na safra anterior para 6.644,7 mil hectares em 2024/25. No entanto, em maior destaque está a produtividade, que registrou crescimento de 27,5%, atingindo 3.978 kg/ha, em comparação com os 3.121 kg/ha da safra anterior.

A consequência direta desses ganhos é a previsão de uma produção total de 26.431,7 mil toneladas, um aumento expressivo de 30,3% em relação às 20.291,9 mil toneladas da safra 2023/24.

Influência do clima

O documento da Conab oferece uma visão das condições que impactam as lavouras. A influência do clima, por exemplo, é um ponto central das análises. Por exemplo, na região central, a colheita do algodão avança de forma acelerada, beneficiada por condições climáticas favoráveis. A ausência de chuvas e as temperaturas elevadas têm permitido um ritmo de trabalho constante, superando o desempenho da safra anterior.

Nos municípios de e , mesmo com algumas adversidades pontuais no final do ciclo, a projeção de produtividade se mantém elevada. Contudo, os cotonicultores expressam apreensão com a qualidade da fibra, devido a precipitações e ondas de frio registradas em junho e julho, cujos danos ainda estão em fase de avaliação inicial.

Cenário geral

Em nível nacional, o 11º Levantamento prevê uma safra recorde de 345,2 milhões de toneladas de grãos, um crescimento de 16% em relação à safra 2023/24. Esse aumento na produção é o principal fator a influenciar a oferta e a demanda, com a expectativa de que o milho e o sorgo liderem os acréscimos.

Soja: Com produção estimada em 169,7 milhões de toneladas (+14,8%), a cultura se consolida como a principal força do agronegócio, impulsionada pelo uso de tecnologia e clima favorável. A produtividade média nacional atingiu um recorde de 3.561 kg/ha.

Milho: A produção nacional de 137 milhões de toneladas (+18,6%) contribui significativamente para o aumento da oferta, com a primeira safra crescendo 8,6%.

Algodão: A produção de 3,9 milhões de toneladas de pluma representa um crescimento de 6,3%, impulsionado pelo aumento da área plantada.

Arroz: Com 12,3 milhões de toneladas (+16,5%), a cultura mostra recuperação, com expansão da área semeada e condições climáticas propícias.

Feijão: A produção total de 3,1 milhões de toneladas representa uma queda de 3,5% em relação à safra anterior, mesmo com a primeira safra registrando crescimento.

Trigo: A previsão é de uma redução de 16,7% na área plantada, mas a produção se mantém estável, com 7,81 milhões de toneladas, graças a melhores condições climáticas em comparação à safra anterior.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trump defende Bolsonaro e diz que Brasil é um dos ‘piores parceiros comerciais’

Foto: Divulgação

Anatel retira obrigatoriedade de prefixo 0303 para ligações de telemarketing

Em média, 141 pessoas trocam de nome por ano em MS em cartórios de registro civil

Prefeitura adia o ‘Centro em Ação’, evento que iria discutir melhorias para a região central da Capital

Notícias mais lidas agora

Preso com Claudinho Serra, empreiteiro ganha contrato de R$ 15 milhões na Agesul

Empresário que mora no Damha e tem cavalos de R$ 200 mil é ‘cabeça’ de quadrilha alvo da PF

TAJ Condomínio Resort chega em Campo Grande com conceito de ‘férias para vida toda’

Pesquisa “Cultura nas Capitais” que revela panorama cultural da cidade será apresentada dia 20

Últimas Notícias

Cotidiano

UFMS promove coleta de lixo eletrônico com foco em prática acadêmica e sustentabilidade

Materiais entregues na Universidade são avaliados para possível conserto ou para destinação correta em caso de necessidade de descarte

Transparência

Câmara em MS com quase todos os servidores recebendo adicional entra na mira do MP

Inquérito quer saber justificativas para vantagens

Polícia

Suspeito pela morte de jovem encontrada em matagal pode estar escondido na Bolívia

O corpo da jovem foi encontrado em um matagal na manhã da última segunda-feira (11), na rua Ceará, próximo ao anel viário, em Corumbá

Cotidiano

Duas semanas após incêndio de grandes proporções, fumaça volta a tomar conta de aterro do Jardim Noroeste

No último dia 31, incêndio consumiu mais de 12 hectares da área, com labaredas de mais de 10 metros de altura