Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com 2,2 milhões de cabeças, Corumbá tem segundo maior rebanho bovino do País

Dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal de 2024, divulgada nesta quinta-feira (18) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
Osvaldo Sato -
Manejo tradicional do gado no Pantanal (Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

A mais recente Pesquisa da Pecuária Municipal de 2024, divulgada nesta quinta-feira (18) pelo (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revela um cenário misto para o setor agropecuário de . Isso porque a maior parte dos rebanhos estaduais registrou retração no último ano, enquanto apenas a suinocultura apresentou crescimento.

O levantamento detalha a situação dos efetivos animais em 31 de dezembro e a produção do ano. A coleta de dados envolve consultas a produtores, técnicos, entidades e órgãos ligados à agropecuária.

Apesar de uma queda de 0,8% em seu rebanho bovino, que totalizou 18,7 milhões de cabeças em 2024, Mato Grosso do Sul continua figurando entre os grandes do país. O estado mantém a quinta posição no ranking nacional, com 7,9% do efetivo total.

A retração observada reverte a tendência de crescimento e sinaliza um retorno ao padrão de queda visto entre 2016 e 2022. No cenário nacional, Mato Grosso lidera a pecuária bovina com 32,9 milhões de cabeças, representando 13,8% do rebanho do Brasil.

O município de se mantém em destaque como o segundo maior rebanho bovino do país, com 2,2 milhões de animais, o que corresponde a 11,7% do efetivo sul-mato-grossense. Em seguida, aparecem Aquidauana (11º no Brasil) e Ribas do Rio Pardo (14º).

Corumbá também se sobressai no rebanho de equinos, mantendo a liderança nacional com 34.448 cabeças. Embora o rebanho estadual de equinos tenha diminuído 10,9% no último ano, essa posição reforça a importância do município na criação de cavalos.

Suinocultura em ascensão

O setor de suínos foi o único a apresentar crescimento em Mato Grosso do Sul, com um aumento de 3,54% em relação a 2023. O efetivo de 1,85 milhão de cabeças estabeleceu um novo recorde histórico para o estado, que se mantém na sexta posição entre as unidades da federação. A alta no total de suínos, contudo, não foi acompanhada pelo número de matrizes, que registrou uma queda de 5,5%.

Entre os municípios sul-mato-grossenses, Glória de Dourados, Jateí e Dourados se destacam como os maiores produtores de suínos. Juntos, eles figuram entre os 40 principais criadores do Brasil, com Glória de Dourados na nona posição nacional, Jateí na décima nona e Dourados na vigésima terceira. Na criação de matrizes, Jateí é o líder estadual, seguido por Ivinhema e Brasilândia.

Outros destaques em MS

O rebanho de galináceos de MS teve uma leve retração de 0,8%, totalizando 34 milhões de cabeças, o que mantém o estado na 11ª posição nacional. Em Sidrolândia, o maior rebanho do estado cresceu 1,42%, atingindo 7 milhões de cabeças, e figura como o 21º maior do país. A produção de ovos, por outro lado, teve um avanço notável de 22,7%, com destaque para os municípios de Terenos, Ivinhema e Nova Andradina, que teve um aumento impressionante de 2428% na produção.

A produção de leite no estado sofreu uma queda de 11,2%, totalizando 272,6 milhões de litros, apesar de um aumento de 1,9% no valor da produção. permanece como o maior produtor de leite em Mato Grosso do Sul.

Já na piscicultura, MS manteve a 11ª posição no ranking nacional. A produção de 22,1 milhões de toneladas gerou R$ 212 milhões, com a tilápia sendo o principal produto. Selvíria se destacou como o maior produtor estadual, na décima sétima posição do ranking nacional de produção de peixes.

Por sua vez, a produção de mel no estado caiu 4,6%, mas o valor da produção aumentou 6,2%. Três Lagoas assumiu a liderança na produção, com um aumento de 57,2% em sua produção, ultrapassando Brasilândia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Lei do silêncio’: moradores relatam medo e insegurança na Nhanhá após tiroteio

Genial/Quaest: para 76%, Bolsonaro deveria apoiar outro nome; 59% querem que Lula não dispute

anistia

‘Não sei se vai agradar ou salvar Bolsonaro’, diz relator do PL da Anistia na Câmara

Obras de manutenção interditam trechos da BR-163 em MS

Notícias mais lidas agora

Coleta de assinaturas pela intervenção no contrato do Consórcio Guaicurus começa na segunda

Vostok: Reinaldo vai à Justiça para liberar bens no nome de filhos e esposa

carlinhos maia 1 milhao campo-grandense 2

Desempregada e ‘cheia de problemas’, campo-grandense ganha 1 milhão de reais de Carlinhos Maia

TJMS confirma multa de R$ 9,5 milhões a empresa do Sigo por cobrar serviço não realizado

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista de caminhão da Solurb que pode ter atropelado colega afirma que não viu acidente

Os fatos ocorreram na tarde da quarta-feira (17), na região da Vila Alba

Mundo

França: milhares de manifestantes tomam ruas em protesto contra Macron e seu novo premiê

Partidos de esquerda e sindicatos pedem que os ricos e empresas paguem mais impostos

Polícia

Detido em Campo Grande, ‘Marcinho VP’ tem prisão decretada com outros 19 líderes do CV

VP está preso desde agosto de 1996 e recebeu pena de 36 anos por homicídio e esquartejamento de dois rivais

Polícia

Homem é preso após agredir esposa com faca de serra

Mulher teve ferimentos na boca e teria sido ferida por uma faca de serra na coxa