Volta do horário de verão será decidida nesta terça-feira pelo Governo Federal

Vale lembrar que, desde 2019, o Brasil não conta com o horário de verão

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Relógio da 14
(Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

A decisão sobre o retorno, ou não, do horário de verão será tomada nesta terça-feira (15) pelo Governo Federal. A mudança nos relógios no verão é polêmica, isso porque há quem ame e quem odeie o horário de verão.

Lei de 2008, e alterada em 2017, estabelece que o horário de verão comece no primeiro domingo de novembro. Dessa forma, é necessário que a decisão seja tomada rapidamente.

Historicamente, o horário de verão tinha como objetivo principal reduzir o consumo de energia elétrica ao maximizar o aproveitamento da luz natural, adiantando os relógios em uma hora. No entanto, nos últimos anos, mudanças nos hábitos de consumo de energia da população, que agora deslocam o maior consumo diário para o período da tarde, fizeram com que o horário de verão deixasse de gerar os resultados esperados. Assim, a medida perdeu sua eficácia sob a perspectiva do setor elétrico.

Vale lembrar que, desde 2019, o Brasil não conta com o horário de verão, que até então era válido apenas para algumas regiões. Contudo, em 2024, após análises sobre a geração de energia, a possibilidade de adiantar os relógios em uma hora voltou aos debates.

O horário de verão abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

Vista do topo do Morro
Tecnologia nas escolas