Você viu? ‘Destroço espacial’ ilumina céu de cidades de Mato Grosso do Sul

Bola iluminada foi vista em cidades da região sul do Estado na noite de quarta-feira (21)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
rastro
Rastro brilhante em MS (Fala Povo Midiamax)
22/08/2024 – Karina Campos

Foram segundos surpreendentes para quem conseguiu visualizar uma enorme bola brilhante no céu, na noite de quarta-feira (21). Moradores da região sul e sudeste de Mato Grosso do Sul avistaram o rastro de luz causado por “lixo” ou “destroço” espacial.

Em Fátima do Sul, a 238 quilômetros de Campo Grande, o vendedor Kennedy Kelvin Scudeler conseguiu gravar o fenômeno que durou cerca de 46 segundos.

“Estava aguardando uma entrega de lanche no portão de casa, quando apareceu no céu o risco vermelho. Fiquei surpreso pelo momento, não é todo dia que se vê algo assim”, descreve.

O que é?

Henrique Amaral Arcuri, monitor do Clube de Astronomia Carl Sagan, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), adianta que não se trata da chuva de meteoros Perseidas, que teve seu pico de avistamento em agosto.

O professor de física da UFMS, Hamilton Corrêa, explica que não é um cometa, pois o cometa fica por dias visível e o registro em MS dura segundos. Já o meteoro tem uma longa trajetória circundante em torno da atmosfera da Terra, que ao entrar na atmosfera é incinerado.

“Provavelmente, é um resíduo espacial ou algo semelhante. Isso é comum acontecer e, muitas vezes, se confunde com meteoros, mas o meteoro tem uma incidência mais direta e um tempo de rastro mais curto. Esse aí é um tempo de rastro bastante longo. Como a imagem não está muito definida, fica difícil ter muita certeza se é de fato um resíduo ou algo diferente disso, mas pela trajetória eu acredito que seja mais um resíduo espacial do que um meteoro”, disse.

Em Ponta Porã, moradores também registraram a imagem surpreendente. A “bola de fogo” corta o céu, com um rastro alaranjado. Segundo moradores, o trajeto foi curto e durou pouco.

Confira o vídeo:

Conteúdos relacionados