Pular para o conteúdo
Cotidiano

Você sabe o que é um eclipse lunar penumbral? Olhe para o céu na madrugada de segunda-feira

Fenômeno será observável em Campo Grande durante quase toda a madrugada
Osvaldo Sato -
O que se observa em um eclipse lunar penumbral é uma variação das cores habituais da Lua (Divulgação)

Você sabe o que é um eclipse lunar penumbral? Se não sabe, poderá observar o céu na madrugada desta segunda-feira (25) e verificar com seus próprios olhos.

O fenômeno celestial em que a Lua se posiciona sobre a sombra da Terra, poderá ser observado a partir das 00h53 (horário de MS) e será visível durante 4 horas e 39 minutos. A previsão é que o ápice do fenômeno ocorra às 4h12, momento ideal para a observação.

Apesar da Lua cheia, o espetáculo não será completo, pois o que poderemos observar será um eclipse lunar penumbral.

Neste tipo de evento, a Terra não fica totalmente em frente ao Sol como em um eclipse total, quando a Lua fica dentro da sombra da Terra. Em um eclipse penumbral, a Lua passa apenas em parte da sombra.

O professor de física da UFMS e Coordenador de Capacitação da Casa da Ciência de , Hamilton Correa, explica o fenômeno:

“Um eclipse lunar penumbral ocorre quando apenas a sombra externa, que é a parte onde a sombra mais tênue, que a gente chama de penumbra, incide sobre o disco lunar, que é exatamente o que nós visualizamos quando nós observamos a Lua cheia. E esse eclipse só pode acontecer quando acontece o alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua, da forma que a Lua passa por trás da Terra nessa região penumbral”, disse.

Desta forma, o que será observável será principalmente de uma mudança nas cores da Lua, que poderá ser visto em todas as Américas.

“A Lua vai aparecer um pouco mais amarelada e às vezes até um pouco mais azul ou avermelhada,ou tenuamente avermelhada, diferentemente do eclipse lunar total, quando você tem um forte escurecimento do disco lunar”, disse o professor.

Eclipse Lunar

Os eclipses lunares ocorrem quando a Lua está na fase cheia e a Terra está entre o Sol e a Lua. A frequência desses eventos depende da posição relativa entre as órbitas da Lua e da Terra, bem como da distância entre os dois corpos celestes.

Existem três tipos principais de eclipse lunar:

  • Eclipse Lunar Total: Ocorre quando a Lua está completamente na área denominada “umbra”. Nesse caso, a Lua fica totalmente encoberta pela sombra da Terra. Durante um eclipse lunar total, a Lua pode adquirir uma coloração avermelhada devido à refração da luz solar pela atmosfera terrestre.
  • Eclipse Lunar Parcial: Nesse tipo de eclipse, apenas parte da Lua está localizada na região da “umbra” (escuridão total). Isso resulta na visualização parcial do satélite, que permanece encoberto pela sombra da Terra.
  • Eclipse Lunar Penumbral: Os eclipses penumbrais são mais difíceis de observar. Eles ocorrem quando a Lua está na área denominada “penumbra”, uma região de escuridão parcial projetada pela sombra do planeta. Durante um eclipse penumbral, apenas uma parte da Lua recebe iluminação solar enquanto a outra parte é bloqueada.

O próximo eclipse irá ocorrer no dia 18 de setembro. Ele também será um eclipse penumbral que poderá ser visto por todas as Américas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Campo-grandense, morre o ícone da publicidade Roberto Duailibi

Justiça anula inquérito contra empresários de Dourados e manda devolver bens

Onde assistir: sábado tem Majestoso e outros três confrontos pelo Brasileirão

Do Mainframe à Inteligência Artificial

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Rapazes são baleados no calcanhar e nas nádegas por desconhecido no Aero Rancho

Últimas Notícias

Polícia

Motociclista cai ao desviar de quebra-molas e é socorrido em estado grave para a Santa Casa

Estudante de 26 anos foi socorrido para a Santa Casa em estado grave após cair da moto na Avenida João Júlio Dittimar, Vila Silva Regina, Campo Grande. Segundo o boletim de ocorrência, ele tentou desviar de um quebra-molas na via, mas perdeu o controle da direção. O acidente aconteceu neste sábado (19), por volta de … Continued

Brasil

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Filho do ex-presidente sugeriu trocar as taxas por sanções individuais

Publieditorial

Entrevista com Urandir Fernandes de Oliveira: “Dakila Pesquisas trabalha em benefício de toda a humanidade”

Nascido em Marabá Paulista-SP, Urandir Fernandes de Oliveira é um nome que, sistematicamente, ressoa no mundos dos negócios e das pesquisas científicas.

Mundo

Trump crê que Bolsonaro ‘está sob ataque de um sistema judicial armado’, diz Casa Branca

Declarações foram dadas em resposta às medidas restritivas aplicadas pelo STF