VÍDEO: ‘Montanha’ de lixo na praça de bairro vira cenário da virada de ano em Campo Grande

Sofá, geladeira velha e até vaso sanitário podem ser vistos no local

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Lixo jogado em praça do bairro Vila Palmira (Foto: leitor Midiamax)

Ano novo, problema velho. Ao que tudo indica, moradores da Vila Palmira, em Campo Grande, entrarão em 2025 convivendo com um cenário já conhecido na região: o uso da Praça Nazaré para descarte incorreto de lixo.

Sofá, geladeira velha e até vaso sanitário podem ser vistos no local, usado indevidamente por pessoas da região como depósito de lixo. A praça fica entre as ruas Beirute e Damasco.

“Você vê ali que tem vaso cheio de água, é uma verdadeira sujeira, bem no meio do bairro. Nós passamos o Natal e vamos passar o Ano Novo com esse lixo na porta de casa”, compartilha um morador.

Um dos pontos críticos fica em frente à Rua Marechal Hermes. Além dos móveis velhos jogados, também é possível ver muitos galhos e mato, roupas e dezenas de saquinhos de lixo.

Os resíduos se mostram criadouros favoráveis para o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Ao Midiamax, a Prefeitura de Campo Grande lembrou que “o descarte irregular de resíduos é crime ambiental e o cidadão que for flagrado cometendo o ato poderá ser autuado via processo administrativo, e nesses casos a multa varia entre R$ 3.091,50 e R$ 12.366,00”.

Infelizmente em muitas áreas a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) faz a limpeza e semanas depois o local já está de novo cheio de material descartado. Por isso, a administração municipal pede para que os moradores ajudem a combater esse tipo de ato, acionando a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana (GCM) pelo 153. Já os pedidos de limpeza devem ser feitos pela Central de Atendimento 156, para que a Secretaria inclua na programação de serviços. A demanda tem sido grande, por isso não é possível estabelecer data do recolhimento com antecedência“, finalizou em nota.

Denuncie

Para evitar esse tipo de cenário, o apoio da população é fundamental. Presenciou um descarte irregular? Acione a GCM (Guarda Civil Metropolitana) através do 153. A patrulha mais próxima do local de denúncia se deslocará para realizar o flagrante.

Presenciou um descarte e conseguiu fotografar o autor ou a placa do veículo usado por ele? Acione a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) pelo número 156. Isso ajudará a identificar e punir o morador responsável.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados