VÍDEO: Lama e alagamento em ruas atrapalham moradores no Nova Campo Grande

Moradores relatam que ficaram presos em casa durante a intensa chuva desta quinta-feira (7)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Ruas do Nova Campo Grande (Fala Povo Midiamax)

Ruas do bairro Nova Campo Grande foram tomadas pelo grande volume de chuva na manhã desta quinta-feira (7), causando alagamento e lama em vias sem asfalto. Moradores tiveram desafios para conseguir sair de casa.

A esteticista Emanoelly Siqueira, de 39 anos, mora há 15 anos na Rua 21, mas não conseguiu sair de casa por conta dos danos na via. Além disso, a situação deve causar prejuízo financeiro, pois clientes cancelaram o horário para evitar passar na lama da rua.

“Estamos ilhados. Meus filhos não foram para a aula. Há anos não temos manutenção básica nas ruas de terra, e a drenagem não funciona nas avenidas asfaltadas. Dessa forma, o asfalto que era pra ser benéfico, só piora o bairro, porque vira condução para um enorme volume de água nas ruas de terra”, desabafa.

Apesar da chuva ser um alívio para a cidade após dias de estiagem, os milímetros se tornam frustrantes para quem mora no bairro. “O Uber não vem, o caminhão de lixo atola, o ônibus desvia a rota para não atolar. Não conseguimos sair de moto, bicicleta ou a pé. As pessoas faltam o trabalho e as crianças faltam a escola. É muita dor de cabeça”.

Ilhados

Outro morador da região, Robson Fernandes Nogueira, lamenta as condições desafiadoras, pois o bairro é antigo e não teria infraestrutura adequada para os dias chuvosos.

“O bairro tem mais de 60 anos. Precisamos de solução urgente, a prefeitura tem que nos ajudar, somos contribuintes, somos humanos querendo viver em um bairro digno. Estamos vivendo um caos”.

Thaila Pereira ressalta que após a chuva, a lama persiste por mais três dias nas vias não pavimentadas. Além disso, a limpeza de casa é desafiadora diante do barro que invade as residências.

“Na frente da Escola Municipal Fauze Scaff Gattass Filho, que é onde meus filhos estudam, alaga. Tanto o asfalto onde deveria existir uma calçada e não tem. Tem a parte de estacionamento, mas calçada mesmo não tem. Em dias de chuva é criança dentro daquelas águas, mãe com bebê. Tem crianças especiais que necessitam da cadeira de rodas, não há como passar”.

Em nota, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) informou que a Prefeitura está concluindo um grande projeto de drenagem, pavimentação e mobilidade na região do Nova Campo Grande no projeto denominado Vias Estruturantes. A obra vai interligar os bairros e o Polo Empresarial Oeste à região do Jardim Tijuca, São Conrado.

“O projeto contempla a construção de uma bacia de amortecimento com capacidade para reter até 50 mil metros cúbicos de água da chuva, obra em fase de conclusão. Além da drenagem e asfalto, está sendo construída ciclovia, para garantir maior segurança às pessoas que usam bicicletas. Várias vias no Nova Campo Grande já foram asfaltadas e enquanto se busca novos recursos para ampliar o asfaltamento nos bairros, a Prefeitura faz a manutenção das vias não pavimentadas com patrolamento ou cascalhamento”.

Ainda conforme a pasta, desde o início de outubro a secretaria está com equipes no bairro Nova Campo Grande realizando o cascalhamento das vias. Entre as ruas já atendidas estão a 80, 90, 66, 79 e atualmente o trabalho está sendo feito na Rua 25.

“Infelizmente a chuva trouxe transtornos em alguns trechos dessa via. A Secretaria informa que nas obras de cascalhamento, primeiro é feito o patrolamento para fazer o nivelamento e posteriormente lançadas as pedras do cascalhamento. Na Rua 25 em alguns trechos estava sendo feita a primeira etapa, quando veio a chuva. Assim que o solo estiver mais seco os trabalhos serão retomados”.

*Material atualizado às 9h30 de segunda-feira (11) para posicionamento da prefeitura.

Confira os vídeos:

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados