VÍDEO: Lama e alagamento em ruas atrapalham moradores no Nova Campo Grande
Moradores relatam que ficaram presos em casa durante a intensa chuva desta quinta-feira (7)
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ruas do bairro Nova Campo Grande foram tomadas pelo grande volume de chuva na manhã desta quinta-feira (7), causando alagamento e lama em vias sem asfalto. Moradores tiveram desafios para conseguir sair de casa.
A esteticista Emanoelly Siqueira, de 39 anos, mora há 15 anos na Rua 21, mas não conseguiu sair de casa por conta dos danos na via. Além disso, a situação deve causar prejuízo financeiro, pois clientes cancelaram o horário para evitar passar na lama da rua.
“Estamos ilhados. Meus filhos não foram para a aula. Há anos não temos manutenção básica nas ruas de terra, e a drenagem não funciona nas avenidas asfaltadas. Dessa forma, o asfalto que era pra ser benéfico, só piora o bairro, porque vira condução para um enorme volume de água nas ruas de terra”, desabafa.
Apesar da chuva ser um alívio para a cidade após dias de estiagem, os milímetros se tornam frustrantes para quem mora no bairro. “O Uber não vem, o caminhão de lixo atola, o ônibus desvia a rota para não atolar. Não conseguimos sair de moto, bicicleta ou a pé. As pessoas faltam o trabalho e as crianças faltam a escola. É muita dor de cabeça”.
Ilhados
Outro morador da região, Robson Fernandes Nogueira, lamenta as condições desafiadoras, pois o bairro é antigo e não teria infraestrutura adequada para os dias chuvosos.
“O bairro tem mais de 60 anos. Precisamos de solução urgente, a prefeitura tem que nos ajudar, somos contribuintes, somos humanos querendo viver em um bairro digno. Estamos vivendo um caos”.
Thaila Pereira ressalta que após a chuva, a lama persiste por mais três dias nas vias não pavimentadas. Além disso, a limpeza de casa é desafiadora diante do barro que invade as residências.
“Na frente da Escola Municipal Fauze Scaff Gattass Filho, que é onde meus filhos estudam, alaga. Tanto o asfalto onde deveria existir uma calçada e não tem. Tem a parte de estacionamento, mas calçada mesmo não tem. Em dias de chuva é criança dentro daquelas águas, mãe com bebê. Tem crianças especiais que necessitam da cadeira de rodas, não há como passar”.
Em nota, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) informou que a Prefeitura está concluindo um grande projeto de drenagem, pavimentação e mobilidade na região do Nova Campo Grande no projeto denominado Vias Estruturantes. A obra vai interligar os bairros e o Polo Empresarial Oeste à região do Jardim Tijuca, São Conrado.
“O projeto contempla a construção de uma bacia de amortecimento com capacidade para reter até 50 mil metros cúbicos de água da chuva, obra em fase de conclusão. Além da drenagem e asfalto, está sendo construída ciclovia, para garantir maior segurança às pessoas que usam bicicletas. Várias vias no Nova Campo Grande já foram asfaltadas e enquanto se busca novos recursos para ampliar o asfaltamento nos bairros, a Prefeitura faz a manutenção das vias não pavimentadas com patrolamento ou cascalhamento”.
Ainda conforme a pasta, desde o início de outubro a secretaria está com equipes no bairro Nova Campo Grande realizando o cascalhamento das vias. Entre as ruas já atendidas estão a 80, 90, 66, 79 e atualmente o trabalho está sendo feito na Rua 25.
“Infelizmente a chuva trouxe transtornos em alguns trechos dessa via. A Secretaria informa que nas obras de cascalhamento, primeiro é feito o patrolamento para fazer o nivelamento e posteriormente lançadas as pedras do cascalhamento. Na Rua 25 em alguns trechos estava sendo feita a primeira etapa, quando veio a chuva. Assim que o solo estiver mais seco os trabalhos serão retomados”.
*Material atualizado às 9h30 de segunda-feira (11) para posicionamento da prefeitura.
Confira os vídeos:
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
Notícias mais lidas agora
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
- Frustrada com corte, cliente sai de salão revoltada e desabafa: ‘vão se arrepender’
- Motociclista morre após bater em poste na Avenida Duque de Caxias
Últimas Notícias
Em Ponta Porã, Sonia Guajajara participa de lançamento do projeto MS Água para Todos
A parceria com a Itaipu Binacional prevê um investimento de aproximadamente R$ 100 milhões
Com itens a partir de R$ 2, Desapega CG une mais de 120 expositores no Aero Rancho neste sábado
Serão mais de 35 mil itens, entre roupas, calçados, livros e decoração
Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Frente fria e aquecimento diurno favorecem chuvas em todos os municípios
Sem acordo, motoristas do Consórcio Guaicurus planejam protesto na segunda-feira
Eles pedem 8% de reajuste, mas empresa propõem reposição de 4%
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.