VÍDEO: Imagens mostram área de preservação no Pantanal devastada pelas chamas

Fogo destruiu 25 mil mudas em área de recuperação dos incêndios de 2020

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
RPPN Acurizal após incêndios (Foto: IHP)

O fogo deixou um rastro de destruição na RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural) Acurizal, localizada na Serra do Amolar, em Corumbá. A princípio, as chamas destruíram 25 mil mudas em área de recuperação dos incêndios de 2020.

As chamas avançaram de maneira rápida na quinta-feira (24), chegando até a área de preservação. Todas as forças foram empregadas, mas só a chuva que caiu por lá no fim de semana conseguiu conter os focos de incêndio.

Uma equipe do IHP (Instituto Homem Pantaneiro) está indo para o local nesta segunda-feira e vai ficar na região para medir o grau de intensidade do fogo. Vai analisar se o incêndio atingiu superficialmente, queimando as mudas, ou queimou de forma mais intensa, causando danos em outras camadas do solo.

Outra preocupação do IHP é com a fauna local. A região é habitat de muitas espécies, incluindo ameaçadas de extinção e equipe está no local fazendo busca ativa de animais e possíveis resgates.

Alguns focos de calor já estão sendo registrados nesta segunda-feira (28). Esses focos estão no Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, que fica na divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Combate às chamas

As condições extremas tornaram o combate ao incêndio inviável para os brigadistas. Foram mobilizados 6 da Brigada Alto Pantanal e outros 38 do Prevfogo/Ibama, além de duas aeronaves, usadas para dispersão de água. 

“Diante desta tragédia, não vamos nos abater. Nosso trabalho incansável de monitoramento e combate continuará com ainda mais força”, afirma o IHP.

Além de equipe de resgate do Gretap/MS (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal de MS), com profissionais do IHP, também estão no local profissionais do Ibama e da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

Escola precisou ser evacuada

Ainda na quinta-feira, as chamas chegaram às proximidades da Escola Municipal Rural de Ensino Integral Polo São Lourenço, na região da Serra do Amolar.

Conforme o Corpo de Bombeiros, a ocorrência mobilizou duas equipes, com um total de oito militares, para ações de combate e rescaldo. A escola teve que ser evacuada, ninguém se feriu.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúnciaflagrantereclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
InstagramFacebookTikTokYouTubeWhatsAppBluesky e Threads.

Conteúdos relacionados