O verde vívido do Pantanal foi tomado por áreas cinzas após incêndios que atingem o bioma em Mato Grosso do Sul. Áreas que um dia abrigaram fauna e flora, hoje são verdadeiros ‘cemitérios’ da biodiversidade. Imagens aéreas mostram a devastação na região pantaneira.

Os vídeos são do sobrevoo em Corumbá, a 420 quilômetros de Campo Grande, em visita da comitiva federal. As ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) visitaram o Pantanal em MS na sexta-feira (28).

A comitiva federal contou com o governador Eduardo Riedel (PSDB), o coordenador da bancada federal de Mato Grosso do Sul, Vander Loubet (PT), e parlamentares do Estado.

No vídeo é possível ver a vegetação queimada após as chamas consumirem a área. Além disso, as imagens captaram a fumaça que tomou conta do céu de Corumbá nesta sexta-feira (28) novamente.

Após alguns dias de controle das chamas e céu limpo, Corumbá voltou a sofrer com a fumaça das queimadas. Então, em poucos minutos a fumaça ‘pintou’ o céu em tons de cinza.

Confira as imagens:

Força nacional

Na manhã desta sexta-feira (28), pousou em Corumbá, a aeronave KC 390 da Força Aérea Brasileira. Assim, o avião que tem capacidade para transportar 12 mil litros de água atuará diretamente na extinção das chamas que ainda queimam a região pantaneira.

O avião chegou com comitiva de ministros que cumpre agenda no município. Além disso, integra ações do Governo Federal de combate aos incêndios, que ainda inclui outros aviões e 80 agentes da Força Nacional.

pantanal combate
Força Nacional também vai auxiliar nos combates (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Fogo no Pantanal

O fogo tem castigado o Pantanal há semanas e destruiu milhares de hectares do bioma. Na noite de quinta-feira (27), 40 dos 82 agentes da Força Nacional chegaram a Corumbá para reforçar o combate aos incêndios. 

monitoramento de focos ativos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostra que o número de focos no Pantanal de Mato Grosso do Sul chegou a 2.552 entre 1º de junho e a última quinta-feira (27), número muito maior do que os 77 detectados em todo o mês no ano passado.