Vídeos mostram a água da chuva invadindo unidades de saúde pelo teto durante o temporal em Campo Grande, na noite desta quarta-feira (9). Em um dos vídeos aparece o forro destruído e a água da chuva invadindo a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Leblon.
Outras imagens mostram o CRF (Centro Regional de Saúde) Tiradentes com muitas goteiras e o chão tomado pela água. Já na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Universitário, aparece uma “cachoeira” saindo no local onde há uma luminária.
Os ventos chegaram a 85km/h em Campo Grande durante tempestade na noite desta quarta-feira (9), de acordo com o meteorologista Natálio Abraão Filho, da Uniderp Anhanguera.
Na região do Colégio Militar de Campo Grande, no Santo Amaro, os ventos alcançaram os 85,2 km/h. Em relação à quantidade de chuva, no Carandá Bosque houve precipitação de 35,6mm, Vila Progresso, 46,8mm, e Vila Santa Luzia, 24,2mm. O esperado do mês na Capital é de 150mm a 180mm.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) emitiu uma nota:
A Secretaria Municipal de Saúde informa que as equipes de manutenção da Sesau estão em campo, realizando a limpeza e os reparos necessários nessas unidades de saúde, que foram surpreendidas agora à noite pela forte tempestade que atingiu a cidade e, com isso, algumas telhas foram deslocadas com a força da chuva, permitindo com isso que a água entrasse por essas aberturas em alguns pontos.
As equipes estão realizando os reparos e limpeza necessários e os atendimentos normalizados em todas as unidades.
A Sesau ressalta ainda, que a Prefeitura de Campo Grande está plenamente mobilizada para restaurar a normalidade nos locais que tiveram algum dano devido à tempestade, e agradece a compreensão e a confiança da população enquanto trabalha para garantir a segurança e agilizar a recuperação das áreas afetadas.
CRS Tiradentes
UPA Leblon
UPA Universitário