Um ano após morte, organizações fazem dossiê para homenagear líder indígena

A população pode colaborar com ensaios, artigos, memórias, poemas e imagens

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
indígena
Líder Guarani-Kaiowá Damiana Cavanha do Apika’i em Dourados (Divulgação, Funai)

Para celebrar a memória, a luta e o legado da líder indígena Damiana Cavanha, a Aty Guasu, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o Ministério Público Federal (MPF) e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) vão organizar um dossiê como homenagem.

As organizações estão coletando contribuições para o dossiê ‘Apyka’i Para Sempre! Tecendo Damiana Kaiowá’. A população pode colaborar com ensaios, artigos, memórias, poemas e imagens. O material será recebido até o próximo dia 4 de dezembro pelo e-mail damianapresente@gmail.com.

Damiana dedicou sua vida à recuperação dos territórios tomados dos povos Guarani e Kaiowá. A Terra Indígena Apyka’i é o local onde Damiana liderou retomadas, sofreu ataques armados e expulsões forçadas. Ao lado da comunidade, enfrentou mortes prematuras de familiares, provocadas por atropelamentos e desnutrição, sem abandonar a terra em que estavam seus ancestrais.

Em novembro de 2023, aos 84 anos, a líder descansou. A rezadeira, líder espiritual, liderança política foi eternizada como símbolo de resistência.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

andaime centro