Pular para o conteúdo
Cotidiano

TJMS capacita juízes para ‘depoimentos pessoais’ de crianças e adolescentes vítimas de violência

Curso conta com participação de vários magistrados de diferentes estados do Brasil
Ari Theodoro -
(Foto: Divulgação, TJMS)

Nesta quinta-feira (25), o TJMS (Tribunal de Justiça de ) começou as aulas presenciais do curso “Depoimento Especial: Avaliação do Caminho Percorrido”, que tem objetivo de sensibilizar e capacitar juízes do Estado e também magistrados eleitorais para garantia dos direitos e do bem-estar da criança e do adolescente.

Realizado por meio da Ejud-MS ( Judicial), o curso começou na quarta-feira (24) via internet e as aulas seguem até hoje (26). O diretor-geral da Ejud-MS, Desembargador Odemilson Roberto Fassa, falou sobre a complexidade do atendimento à criança e ao adolescente, que são vítimas de violência e da necessidade do acolhimento especializado. “O curso representa mais um marco na capacitação dos magistrados diante da demanda resultante das implementações e das atualizações da Lei nº 13.431/17. É uma oportunidade de conexão com a realidade das vítimas para agirmos com maior excelência e empatia”.

Vários representantes do TJMS, entre eles o Desembargador Sérgio Fernandes Martins, ressaltaram a tradição do Poder Judiciário estadual na realização dos depoimentos especiais, antes mesmo da implementação da Lei nº 13.431/17, que visa proteção da criança e do adolescente.

Tópicos do curso

O curso aborda temas, como: histórico e contexto do ‘depoimento especial’, o protocolo brasileiro e a interpretação dos tribunais, direito à participação de crianças e adolescentes nos processos judiciais, a valoração da prova nos depoimentos especiais e a prática no TJMS. Será realizada também simulação de uma audiência, com depoimento especial, e análise de depoimentos já realizados em outras audiências.

Entre outros formadores, estão: o coordenador do curso, e membro do Comitê de Monitoramento, Acompanhamento e Assistência Operacional do Depoimento Especial do TJMS, Giuliano Máximo Martins; a Desembargadora Elizabete Anache, coordenadora da infância e juventude do TJMS; Desembargador do TJRS (Tribunal de Justiça do ), José Antônio Daltoé Cezar, o juiz titular da comarca de Muzambinho/MG, Flávio Umberto Moura Schmidt. E ainda participam da formação, a juíza e coordenadora do (NAE) Núcleo de Apoio Especializado à Criança e ao Adolescente da comarca de Londrina (PR).

Sobre o chamado “Depoimento Especial”, lembrando que essa prática foi instituída em 2017, com a Lei nº 13.431, que visa regulamentar a forma em que crianças e adolescentes em situação de violência devem ser ouvidas. O ‘depoimento especial’ é o momento em que a própria vítima é ouvida por autoridade policial ou judiciária e, quando possível, deve ser realizado uma ‘única vez’, para evitar maiores traumas nas crianças ou adolescentes. Durante este momento importante, ou seja, no ‘depoimento especial’, a vítima tem que ficar num ambiente acolhedor e a oitiva é realizada por profissional capacitado, e esta entrevista é transmitida em tempo real para a sala de audiência.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
lua

Lua Rosa e chuva de meteoros: Confira o calendário astronômico de abril em MS

Filho de Andressa Urach é diagnosticado com autismo: ‘Um baque’

VÍDEO: Caminhonete é flagrada em alta velocidade antes de bater contra árvore em avenida de Campo Grande

camara

Projeto que muda nome de praça e de assistência à saúde serão votados na Câmara nesta quinta

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Motorista que bateu em árvore escondia pistola e munições dentro de S10 em Campo Grande 

Após furto a loja de celulares suspeito reage e morre em confronto com a PM

Últimas Notícias

Transparência

Após barrar quatro propostas mais baratas, MPMS vai pagar R$ 1,5 milhão para reformar muro

Resultado foi homologado no diário oficial do MP desta quinta-feira

Política

Adriane Lopes cria GT para melhorar atendimento na Casa da Mulher Brasileira

Grupo de trabalho terá representantes de nove órgãos municipais, estaduais e federais

Política

Deputados votam projetos do TCE e MPMS nesta quinta

Projetos de utilidade pública e dia comemorativo também entraram na pauta do dia

Cotidiano

Aposentados e pensionistas nascidos em março são convocados para recadastramento do IMPCG

Em Campo Grande, 92 aposentados e pensionistas podem perder o benefício se não fizer o recadastramento