VÍDEO: Temporal arrasta carros, invade Pronto Socorro e deixa Corumbá embaixo d’água

Em um dia choveu 92% do esperado para todo o mês

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Corumbá foi castigada pelas fortes chuvas no início do ano. (Fala Povo)

Pouco mais de uma hora de chuva foi suficiente para Corumbá ficar embaixo d’água na tarde desta terça-feira (2). Durante a madrugada, o município já havia registrado forte chuva, com a soma dos dois períodos, o resultado foi ruas alagadas, carros arrastados e até hospital invadido pela pela água. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, nas últimas horas dispararam as ligações na central de atendimento. Tanto os militares quanto a Defesa Civil estão nas ruas para atender as ocorrências relacionadas à chuva.

Segundo os bombeiros, o acumulo de água está relacionado a problemas no escoamento urbano das vias. As áreas mais afetadas foram:

  • 1. Rua major gama com duque de caxias e monte castelo;
  • 2. Rua Joaquim Murtinho com major gama;
  • 3. Rua José Fragelli com monte castelo;
  • 4. Rua Luís Feitosa com dom Aquino;
  • 5. Rua Antônio João Assad com 17 de março – Em Ladário.

Acompanhada de raios e trovões, a chuva em Corumbá começou por volta das 16h30 e durou aproximadamente uma hora e meia. Conforme o Climatempo, nas últimas 24 horas choveu 134 milímetros no município, valor que corresponde a 92% da média esperada para todo o mês.

Vídeos feitos por moradores detalham a dimensão dos estragos pela cidade. Na área central, diversas ruas ficaram tomadas pela água e alguns motoristas se arriscaram na travessia. Em outras áreas, carros estacionados foram arrastados pela força da água que subiu repentinamente e assustou moradores. (Veja o vídeo no fim da reportagem).

Em outro vídeo, um dos corredores do Pronto Socorro de Corumbá aparece tomado pela água, minutos após o início do temporal. 

“Percebemos que repetiu episódio da madrugada, onde houve maiores transtornos. A gente está fazendo levantamento para apresentar ao setor de Infraestrutura da Prefeitura, para que seja feito um novo direcionamento às galerias para a vazão da água”, comentou o superintendente Municipal de Proteção e Defesa Civil, Isaque do Nascimento, em entrevista ao site Diário Corumbaense.

Vizinha a Corumbá, Ladário também sentiu os efeitos do temporal. Na madrugada, registrou 102,4 milímetros segundo a Estação da Base Naval. A média esperada para todo o mês de  janeiro é de 169,9 milímetros. 

Até às 10 horas de quarta-feira (3), Corumbá e Ladário permanecem sob aviso de chuvas intensas emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). São esperados ventos de até 60 quilômetros por hora e acumulado de chuva de até 50 milímetros no dia. 

A recomendação é para que moradores não se abriguem ou estacionem veículos embaixo de árvores ou placas metálicas, nem utilizem aparelhos eletrônicos conectados à tomada. A Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) estarão em alerta para atender eventuais ocorrências relacionadas ao tempo.

Conteúdos relacionados

Rebanho de MS