O tempo seco deve atingir Mato Grosso do Sul com tudo ao longo desta semana. Para esta terça-feira (23), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou, mais uma vez, o alerta de perigo para a baixa umidade do ar. Há dois alertas que estão voltados para todos os municípios do Estado e umidade deve variar entre 12% e 30%.

Um dos alertas chama a atenção para o perigo potencial, com a umidade relativa do ar podendo variar 20% e 30%. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Por isso, quando o índice fica entre 21% e 30%, é decretado o estado de atenção. Veja o alerta amarelo no mapa:

Reprodução/Inmet

Há, ainda, outro alerta mais severo, indicando que a umidade do ar pode variar entre 20% e 12% na maior parte das regiões de Mato Grosso do Sul.

Em casos quando a umidade do ar fica tão baixa, é indicado a suspensão de algumas atividades, principalmente esportes e trabalhos que envolvam esforço físico e exposição ao sol. Confira o alerta laranja no mapa:

Reprodução/Inmet

Clima desértico

Mato Grosso do Sul voltou a ser destaque nacional por conta do clima seco. Conforme balanço do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), das sete cidades mais quentes nas últimas 24 horas, quatro ficam no Estado

Na lista, Coxim, Jardim, Miranda e o distrito de Nhumirim, em Corumbá, ocupam de quarto a sétimo lugar no ranking, com umidade relativa do ar entre 14% e 15%. Segundo especialistas, os índices são considerados prejudiciais à saúde. A Capital, Campo Grande, está na 21ª posição, com umidade relativa do ar de 18%.

Nem sinal de chuva

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Templo e do Clima), não há previsão de chuva. Sendo assim, o índice varia de 10 a 30%, abaixo do ideal para saúde.

“As temperaturas mínimas permanecem amenas durante a noite e ao amanhecer, mas ao longo do dia as máximas devem se elevar rapidamente, devido à presença de ar seco”, informou o Cemtec.

Campo Grande amanheceu com mínima de 18°C e máxima de 30°C, com sol e baixa umidade do ar. Em Dourados, mínima de 15°C e máxima de 31°C. Na fronteira e sul, Ponta Porã e Iguatemi, variam a mínima de 15°C a 14°C e máxima de 25°C e 30°C, respectivamente.

Na região sudoeste e pantaneira, Porto Murtinho e Corumbá variam a mínima de 18 a 21°C e máxima de 34°C. Ao norte e bolsão, a mínima é de 17°C e máxima de 32°C.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.