Tempo quente e seco: Campo Grande bate recorde de menor umidade do ar no ano, em 8%
Além da baixa umidade, o município de Aquidauana também bateu um recorde: o de dia mais quente do ano, com 43,9ºC
Valesca Consolaro –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Outubro começou com altas temperaturas e tempo extremamento seco em Mato Grosso do Sul. Inclusive, na tarde desta segunda-feira (7), Campo Grande registrou a menor umidade relativa do ar de 2024, com 8%. Além disso, o estado inteiro está sob alerta de perigo para umidade abaixo dos 12%.
O meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), Vinícius Sperling, explica que este é o novo recorde do ano. Anteriormente, as menores umidades de Campo Grande haviam sido registradas na faixa dos 10%, nos dias 3 e 10 de setembro.
A baixa umidade é preocupante, tanto para a saúde humana, quanto para o meio ambiente. Não por acaso, Mato Grosso do Sul volta a registrar novo ciclo de alta de ocorrências de incêndios urbanos.
Em incêndio urbano de hoje, o Sargento Villalba do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul) informou à reportagem do Midiamax que a cidade tem sofrido tanto quanto o Pantanal. “Com relação ao tempo e focos, aqui está tão ruim quanto no Pantanal, nós somos acionados o tempo todo”, disse.
Inclusive, o Pantanal também não tem descanso. Nesta segunda-feira (7), o município de Aquidauana, que fica localizado nas proximidades, bateu recorde de calor do ano, com 43,9ºC.
Com relação ao calor, Campo Grande também registra alta temperatura, com 39,8ºC e sensação térmica de 37,9ºC, informou o meteorologista Vinícius.
Municípios com umidade em 7%
Além do recorde de tempo seco em Campo Grande, há outros municípios de Mato Grosso do Sul enfrentando a umidade do ar mais baixa ainda. Nesta tarde (7), Água Clara, Aquidauana, Costa Rica, Coxim, Paranaíba, Sonora e Três Lagoas registram umidade de 7%. Confira o panorama divulgado pelo Cemtec:
Alerta de perigo para o tempo seco
Alerta vermelho publicado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) na tarde desta segunda-feira (7) aponta nível de perigo devido à baixa umidade do ar em Mato Grosso do Sul. Esse é considerado o alerta mais severo do instituto, indicando que a umidade deve ficar abaixo dos 12%, em quase todos os municípios do Estado.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade do ar ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Quando o índice fica entre 21% e 30%, já é decretado o estado de atenção. Logo, com os índices na faixa de 12% para baixo, a população deve tomar cuidados redobrados.
Previsão de virada no tempo
A previsão para o início da semana, também divulgado pelo Cemtec, indica predomínio de sol, variação de nebulosidade aliado ao tempo quente e seco. São previstas altas temperaturas com valores entre 38-44°C aliado a baixos índices de umidade relativa do ar, entre 7-30%.
Porém, entre a terça (8) e sexta-feira (11), os modelos indicam mudanças no tempo devido à influência de uma área de baixa pressão atmosférica, aliado ao intenso transporte de calor e umidade e também um vórtice em médios níveis da atmosfera que deverão favorecer aumento de nebulosidade e condições para chuvas.
Devido às condições meteorológicas previstas, espera-se a ocorrência de tempo severo sobre Mato Grosso do Sul e podem ocorrer tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e, pontualmente, queda de granizo.
Aliado a estas condições previstas, espera-se queda nas temperaturas, principalmente no sul do estado. A partir de quarta-feira (9), são previstas mínimas entre 19-23°C e máximas entre 24-31°C para as regiões sul, leste e sudeste do estado.
Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 22-27°C e máximas entre 27-36°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 22-25°C e máximas entre 34-36°C. Em Campo Grande, mínimas entre 23-25°C e máximas entre 28-33°C.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
Notícias mais lidas agora
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
- Frustrada com corte, cliente sai de salão revoltada e desabafa: ‘vão se arrepender’
Últimas Notícias
Mortes por PMs aumentaram 84% no estado de São Paulo
De janeiro a novembro foram registradas 577 vítimas fatais, diz MPSP
Prefeitura remove árvores e galhos caídos após temporal em Campo Grande
Moradores podem acionar serviços públicos pelo telefone 156
Justiça nega pedido de Cezário para voltar ao comando da FFMS
Mandatário apontou possíveis irregularidades na assembleia que o destituiu do cargo, no mês passado
Nas cidades e zonas rurais, PMMS intensifica combate desde pesca predatória a furto de fios
Operação será realizada em nível nacional, com 144 policiais mobilizados em Mato Grosso do Sul
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.