Pular para o conteúdo
Cotidiano

Tempo quente e seco: Campo Grande bate recorde de menor umidade do ar no ano, em 8%

Além da baixa umidade, o município de Aquidauana também bateu um recorde: o de dia mais quente do ano, com 43,9ºC
Valesca Consolaro -
MS esteve mais de uma vez em listas de cidades mais quentes do Brasil (Foto: Nathalia Alcântara, arquivo Midiamax)

Outubro começou com altas temperaturas e tempo extremamento seco em Mato Grosso do Sul. Inclusive, na tarde desta segunda-feira (7), Campo Grande registrou a menor umidade relativa do ar de 2024, com 8%. Além disso, o estado inteiro está sob alerta de perigo para umidade abaixo dos 12%.

O meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), Vinícius Sperling, explica que este é o novo recorde do ano. Anteriormente, as menores umidades de Campo Grande haviam sido registradas na faixa dos 10%, nos dias 3 e 10 de setembro.

A baixa umidade é preocupante, tanto para a saúde humana, quanto para o meio ambiente. Não por acaso, Mato Grosso do Sul volta a registrar novo ciclo de alta de ocorrências de incêndios urbanos.

Em incêndio urbano de hoje, o Sargento Villalba do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul) informou à reportagem do Midiamax que a cidade tem sofrido tanto quanto o Pantanal. “Com relação ao tempo e focos, aqui está tão ruim quanto no Pantanal, nós somos acionados o tempo todo”, disse.

Inclusive, o Pantanal também não tem descanso. Nesta segunda-feira (7), o município de Aquidauana, que fica localizado nas proximidades, bateu recorde de do ano, com 43,9ºC.

Com relação ao calor, Campo Grande também registra alta temperatura, com 39,8ºC e sensação térmica de 37,9ºC, informou o meteorologista Vinícius.

Municípios com umidade em 7%

Além do recorde de tempo seco em Campo Grande, há outros municípios de Mato Grosso do Sul enfrentando a umidade do ar mais baixa ainda. Nesta tarde (7), Água Clara, Aquidauana, Costa Rica, , Paranaíba, e registram umidade de 7%. Confira o panorama divulgado pelo Cemtec:

Alerta de perigo para o tempo seco

Alerta vermelho publicado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) na tarde desta segunda-feira (7) aponta nível de perigo devido à em Mato Grosso do Sul. Esse é considerado o alerta mais severo do instituto, indicando que a umidade deve ficar abaixo dos 12%, em quase todos os municípios do Estado.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade do ar ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Quando o índice fica entre 21% e 30%, já é decretado o estado de atenção. Logo, com os índices na faixa de 12% para baixo, a população deve tomar cuidados redobrados.

Previsão de virada no tempo

A previsão para o início da semana, também divulgado pelo Cemtec, indica predomínio de sol, variação de nebulosidade aliado ao tempo quente e seco. São previstas altas temperaturas com valores entre 38-44°C aliado a baixos índices de umidade relativa do ar, entre 7-30%.

Porém, entre a terça (8) e sexta-feira (11), os modelos indicam mudanças no tempo devido à influência de uma área de baixa pressão atmosférica, aliado ao intenso transporte de calor e umidade e também um vórtice em médios níveis da atmosfera que deverão favorecer aumento de nebulosidade e condições para chuvas.

Devido às condições meteorológicas previstas, espera-se a ocorrência de tempo severo sobre Mato Grosso do Sul e podem ocorrer tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e, pontualmente, queda de granizo.

Aliado a estas condições previstas, espera-se queda nas temperaturas, principalmente no sul do estado. A partir de quarta-feira (9), são previstas mínimas entre 19-23°C e máximas entre 24-31°C para as regiões sul, leste e sudeste do estado.

Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 22-27°C e máximas entre 27-36°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 22-25°C e máximas entre 34-36°C. Em Campo Grande, mínimas entre 23-25°C e máximas entre 28-33°C.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

452 Kg de cocaína é apreendido em caminhão com minério de ferro na BR-262

Golpe das tarifas recíprocas de Trump foi maior do que se esperava, aponta Capital Economics

VÍDEO: ônibus escolar quase se envolve em tragédia durante ultrapassagem proibida na BR-163

Vasco vacila no final e fica no empate com o Melgar na estreia da Sul-Americana

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Desaprovação do governo Lula dispara em todo país e chega a 56%, aponta Quaest

Mulher é presa por jogar água fervente no vizinho enquanto ele dormia

Últimas Notícias

Esportes

Seleção feminina treina nos EUA para reencontro com donas da casa

Entre as convocadas, a novidade é Luany

Emprego e Concurso

Comarca de Bonito abriu inscrições para o processo seletivo de estágio

Inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de abril

Brasil

Câmara aprova Lei da Reciprocidade Comercial e texto vai à sanção

Agora, o texto segue para sanção presidencial

Le Blog Maria Antonia

Em visita ao Brasil, Angelina Jolie participa de rituais no Xingu com líderes indígenas

Angelina Jolie está no Brasil ! Angelina Jolie foi vista nesta quarta-feira (2) em uma aldeia indígena localizada no Parque Nacional do Xingu, no estado do Mato Grosso. Acompanhada do cacique Raoni Metuktire , uma das mais importantes lideranças do povo Kayapó e símbolo da luta pelos direitos dos povos originários , Jolie participou de … Continued