Pular para o conteúdo
Cotidiano

Tema da redação do Enem 2024 sobre herança africana no Brasil repercute nas redes sociais

Tema escolhido este ano foi 'Desafios para a valorização da herança africana no Brasil'
Monique Faria -
Mais cedo, candidatos apostavam que tema poderia ser IA ou Meio Ambiente (Henrique Arakaki, Midiamax)

Como de costume, o tema da redação do envolve muitos palpites e discussões à respeito. Nesse ano, o tema escolhido foi ‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil’, surpreendendo muitos candidatos. Assim, nas redes sociais, internautas elogiam a escolha do tema.

Na rede social X, antigo Twitter, o assunto entrou para os mais comentados da plataforma. “Falar sobre a herança africana no Brasil é, sem dúvida, um dos temas mais importantes e desafiadores abordados até hoje no ENEM”, disse um usuário da rede social.

“Simplesmente o tema perfeito de redação do Enem 2024 ‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil’, tem bastante repertório, é atual e todo estudante já deve ter esbarrado em um tema similar alguma vez na vida”, disse outra internauta.

A primeira etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 ocorreu neste domingo (3), em todo o Brasil. Nessa primeira fase, foram aplicadas as provas de Linguagens e códigos, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol ), Ciências Humanas e redação.

Candidatos apostavam em IA e Meio Ambiente

A redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) estava nos pensamentos e na ponta da língua dos candidatos que chegaram cedo à da Avenida Ceará, em , na manhã deste domingo (3), para realizar as provas do Dentre os temas esperados, estavam Inteligência Artificial e até Meio Ambiente.

A prova de redação é aplicada na primeira etapa do Enem, junto às questões de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). Ao todo, são 90 questões de múltipla escolha, mais a dissertação argumentativa.

O quarteto de amigos Eloá Silva, de 17 anos, Marcos Gabriel, de 18 anos, Beatriz Cardoso, de 17 anos, e Lavinia Letícia, de 19 anos, já possui palpites sobre o possível tema a ser abordado na prova. “A expectativa para esse ano até que está boa, mas a ansiedade está a mil, então atrapalha bastante. Toda vez é a mesma preocupação com o tema da redação”, descrevem.

Para os amigos, a dissertação argumentativa deve envolver os temas de Inteligência Artificial, Meio Ambiente ou Educação, mais especificamente, voltada para a alfabetização infantil do Brasil. “Pode envolver tudo, são tudo probabilidades. A gente não tem certeza, é tudo uma previsão. Mas, se cair, está tudo certo”, disse uma das amigas.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justin Bieber lança “SWAG II” , seu novo álbum de estúdio , com 23 faixas

Falha em cabo entre cabines causou acidente no Elevador da Glória em Lisboa

Festival que celebra 1º infância encerra programação com teatro e brincadeiras lúdicas neste domingo

UFMS abre vagas em curso de italiano para iniciantes

Notícias mais lidas agora

padre carlo acutis

Padre de Campo Grande se ajoelhou na cama de Carlo Acutis e divulgou milagreiro ao mundo

Relatório de monitoramento do TAG do Consórcio Guaicurus deve ser entregue até fim de setembro

bolsonaro

Confira como foram os primeiros dias de julgamento de Bolsonaro e o que esperar para a próxima semana

‘Pai de família’: amigos lamentam morte de motociclista em acidente que deixou filha ferida em MS

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Jonas Brothers estrelam filme natalino no Disney+

Os Jonas Brothers estão de volta às telas em clima natalino! O Disney+ divulgou nesta sexta-feira (5) o teaser de “Um Natal Muito Jonas”, novo longa estrelado por Kevin, Joe e Nick. Na trama, os irmãos encantam o público com um show em Londres, mas precisam enfrentar uma verdadeira corrida contra o tempo para chegar … Continued

Brasil

Pescadores artesanais priorizam demarcações em 1º Plano Nacional

Especulação imobiliária está entre as maiores ameaças, argumentam

Polícia

VÍDEO: Incêndio destrói casa com telhado de madeira no Centro de Rio Brilhante

Corpo de Bombeiros esteve no local buscando conter o incêndio e um caminhão-pipa da prefeitura também foi utilizado

Le Blog Maria Antonia

No tapete vermelho, Fernanda Torres presta tributo a Giorgio Armani em Veneza

O encerramento do Festival de Veneza, neste sábado (6), foi marcado pela presença marcante de Fernanda Torres no tapete vermelho. A atriz brasileira, que integra o júri oficial da competição presidido pelo cineasta Alexander Payne, surgiu com um vestido assinado por Giorgio Armani. A escolha do look carrega um simbolismo especial: o estilista italiano, ícone … Continued