Tema da redação do Enem 2024 sobre herança africana no Brasil repercute nas redes sociais

Tema escolhido este ano foi ‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil’

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Mais cedo, candidatos apostavam que tema poderia ser IA ou Meio Ambiente (Henrique Arakaki, Midiamax)

Como de costume, o tema da redação do Enem envolve muitos palpites e discussões à respeito. Nesse ano, o tema escolhido foi ‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil’, surpreendendo muitos candidatos. Assim, nas redes sociais, internautas elogiam a escolha do tema.

Na rede social X, antigo Twitter, o assunto entrou para os mais comentados da plataforma. “Falar sobre a herança africana no Brasil é, sem dúvida, um dos temas mais importantes e desafiadores abordados até hoje no ENEM”, disse um usuário da rede social.

“Simplesmente o tema perfeito de redação do Enem 2024 ‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil’, tem bastante repertório, é atual e todo estudante já deve ter esbarrado em um tema similar alguma vez na vida”, disse outra internauta.

A primeira etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 ocorreu neste domingo (3), em todo o Brasil. Nessa primeira fase, foram aplicadas as provas de Linguagens e códigos, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol ), Ciências Humanas e redação.

Candidatos apostavam em IA e Meio Ambiente

A redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) estava nos pensamentos e na ponta da língua dos candidatos que chegaram cedo à Uniderp da Avenida Ceará, em Campo Grande, na manhã deste domingo (3), para realizar as provas do vestibular. Dentre os temas esperados, estavam Inteligência Artificial e até Meio Ambiente.

A prova de redação é aplicada na primeira etapa do Enem, junto às questões de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). Ao todo, são 90 questões de múltipla escolha, mais a dissertação argumentativa.

O quarteto de amigos Eloá Silva, de 17 anos, Marcos Gabriel, de 18 anos, Beatriz Cardoso, de 17 anos, e Lavinia Letícia, de 19 anos, já possui palpites sobre o possível tema a ser abordado na prova. “A expectativa para esse ano até que está boa, mas a ansiedade está a mil, então atrapalha bastante. Toda vez é a mesma preocupação com o tema da redação”, descrevem.

Para os amigos, a dissertação argumentativa deve envolver os temas de Inteligência Artificial, Meio Ambiente ou Educação, mais especificamente, voltada para a alfabetização infantil do Brasil. “Pode envolver tudo, são tudo probabilidades. A gente não tem certeza, é tudo uma previsão. Mas, se cair, está tudo certo”, disse uma das amigas.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados