Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sujeira e seca em trechos do Rio da Prata viram alvos de inquérito civil após monitoramento

Barragem criada em trecho do rio foi identificada
Renata Portela -
Trecho totalmente seco foi constatado (Reprodução, inquérito)

Nos últimos meses, denúncias sobre a sujidade do Rio da Prata e também a seca em trecho de quase 7 quilômetros no curso do rio resultaram na instauração de um inquérito civil, por parte do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

Em 12 de julho, a notícia de fato apresentada foi convertida em inquérito. Isso após monitoramento no rio, entre e , que identificou várias fragilidades.

Entre os dias 29 de junho e 3 de julho, foi realizado o monitoramento do Rio da Prata pela Guarda Mirim Ambiental, sob supervisão. Assim, inicialmente foi identificada a fragilidade da mata ciliar.

Também outra preocupação é a redução das chuvas. Mais do que isso, foi identificada uma pequena barragem feita com sacos cheios de terra vermelha, o que seria uma violação das leis ambientais.

Na notícia de fato que trata do turvamento e lameamento das águas do Rio da Prata, após o desemboque do afluente Rio Verde, o Instituto Guarda Mirim Ambiental de Jardim chega a afirmar que o risco é de que a coloração cristalina das águas reste irrecuperável.

(Reprodução, inquérito)

Seca

Durante o trajeto feito pelo grupo para monitorar o rio, foi identificado um trecho de 6,9 quilômetros de seca. No entanto, não foi possível a identificação da situação da ruptura do fluxo.

Com isso, o grupo pede a intervenção do MPMS e do poder público. Uma alternativa seria a criação de uma Unidade de Conservação, para preservação e uso sustentável, protegendo o Rio da Prata.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeitura publica abertura de licitação de R$ 1 milhão para compra de equipamentos eletrônicos

STF mantém prisão na Espanha do candidato mais rico do Brasil nas eleições de 2024

VÍDEO: Câmeras flagram colisão que matou mulher presidente de escolinha de futebol em MS

Defesa vai pedir absolvição e alegar forte emoção em julgamento de ‘Opalão do PCC’ em Campo Grande 

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus recebe ‘ultimato’ de juíza após ser condenado por atrasos

Após 77 dias internada, Dayane morre na Santa Casa vítima de tiros do ex-marido

VÍDEO: Adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

psicologas no parque das nações

Psicólogas vão ao Parque das Nações debater a vontade de comer: ‘fome de quê?’

Últimas Notícias

Polícia

Bitrem pega fogo em rodovia de Mato Grosso do Sul e motorista escapa ileso

Chamas se alastraram para vegetação e canavial

Política

TJMS extingue de vez delegação de ex-deputado que deu calote milionário em taxas

Decisão declara vago cartório no distrito de Panambi, em Dourados

Polícia

Trio preso por roubo de carro, agride e tenta tirar arma de policial em delegacia de Campo Grande

Trio foi transferido para uma cela do Garras

Famosos

Após rumores, Virginia Fonseca é flagrada com Vini Jr em passeio de iate na Espanha

Na Espanha, Virginia Fonseca se encontrou com Vini Jr em meio aos rumores de que vivem um romance secreto