Sol e chuva: Semana terá calor de 36°C e chance de tempestade em MS

Frente fria ameniza temperaturas, com destaque para a região sul do Estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
chuva
Tempo fechado em campo Grande (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

A previsão do tempo semanal para Mato Grosso do Sul indica sol, variação de nebulosidade e chuvas. Uma frente fria deve amenizar as temperaturas no Estado, com destaque para a região sul.

Entre terça (10) e quinta-feira (11), grande parte do Estado pode registrar chuva, de intensidade fraca a localmente forte. Regiões centro-sul, norte e leste/nordeste ainda podem ter tempestade, acompanhando raios.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que essa
situação meteorológica ocorre devido ao deslocamento da frente fria, aliado a disponibilidade de umidade. Devido à atuação da frente fria, as temperaturas não ultrapassam os 28°C principalmente no sul do estado.

Na quarta-feira, a probabilidade maior é de pancadas de chuvas principalmente na metade leste (sudeste, leste e nordeste) do Mato Grosso do Sul, mas pode ter chuvas mais intensas de forma pontual em todas as regiões.

Em relação às temperaturas, são previstas mínimas entre 21 e 23°C e máximas entre 26 e 32°C para as regiões sul, leste e sudeste do estado. Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 23 e 25°C e máximas entre 30 e 36°C.

Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 22 e 24°C e máximas entre 32 e 36°C. Em Campo Grande, mínimas entre 22 e 24°C e máximas entre 30 e 32°C. Os ventos atuam do quadrante sul e giram para o quadrante leste ao longo da quarta-feira com valores entre 30 e 50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.

A partir de quinta-feira (12) e ao longo do próximo final de semana, a previsão indica tempo com sol nas primeiras horas do dia seguido por aumento de nebulosidade e probabilidade de chuvas. Pontualmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Já essa situação meteorológica ocorre devido à formação de uma área de baixa pressão atmosférica, aliado ao deslocamento de cavados. Além disso, a aproximação de um novo sistema frontal, aliado
ao transporte de calor e umidade, irá favorecer a formação de instabilidades atmosféricas.

Esperam-se acumulados significativos de chuvas, acima de 40 mm/24h, principalmente entre a sexta-feira (13) e o sábado (14).

Na quinta-feira, estão previstas mínimas entre 21 e 22°C e máximas entre 29 e 31°C para as regiões sul, leste e sudeste do estado. Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 24 e 26°C e máximas entre 32 e 35°C. Já nas regiões do bolsão e norte são
esperadas mínimas entre 22 e 24°C e máximas entre 32 e 34°C.

Em Campo Grande, mínimas entre 22 e 24°C e máximas entre 30 e 32°C. Os ventos atuam entre o quadrante norte e leste com valores entre 30 e 50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.

Conteúdos relacionados