Simulação de incêndio em Shopping de Campo Grande envolve 100 agentes e viaturas

Funcionários do shopping e agentes da segurança pública alinham técnicas para socorro ágil em local privado

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Simulação de resgate de incêndio (Nathalia Alcântara, Midiamax)

O Shopping Campo Grande realiza na manhã desta sexta-feira (1°) a tradicional simulação de incêndio, envolvendo cerca de 100 agentes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Detran (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul), funcionários do estabelecimento e Unimed.

A simulação acontece em um restaurante na praça de alimentação. O fogo começa na área interna do local, momento que os bombeiros entram retirando cerca de 15 vítimas. As pessoas recebem os primeiros socorros em uma doca. Em seguida, as vítimas são mobilizadas em macas, levadas para as viaturas e encaminhadas para o hospital. Nisso, é monitorado o tempo de resposta no atendimento.

Gabriella Alves dos Santos, gerente de marketing do shopping, ressalta que a unidade recebe um alto fluxo de pessoas diariamente, portanto, o treinamento de socorro em situações de urgência e emergência prepara as equipes em caso de situações reais.

“Precisamos estar alinhados com os bombeiros, policiais e outros agentes públicos que fazem essa parte de atendimento em uma situação de emergência e urgência, nesse dimensionamento de crise. Atuamos na simulação para que todos os agentes desempenhem seus papeis dentro daquela situação e que a gente contabilize o tempo de um atendimento, da chegada da ambulância e chegada ao hospital, para que possamos mitigar possíveis erros na operação, assim dar melhores treinamentos caso ocorra alguma situação”.

O subcomandante do Corpo de Bombeiros, Lennon Sabino de Lima, detalha que a situação envolve 15 vítimas, entre gestantes e até pessoas com cadeira de rodas. Para ele, o tempo é avaliado, além de revisar os protocolos da atuação.

“Fomos acionados para atender 15 vítimas, quando chegamos, nove já tinham sido retiradas pela equipe do Shopping Campo Grande; estamos atuando na evacuação. Os bombeiros civis, a brigada de incêndio, da empresa realizam o primeiro atendimento, verificam a situação, fazem o combate ou o confinamento do incêndio, até chegar o Corpo de Bombeiros Militar, que realiza a remoção das vítimas”.

(Nathalia Alcântara, Midiamax)

A 2⁰ tenente Jessica Lurdes do 9° Batalhão da Polícia Militar salienta que os agentes estão preparados para atuar em ocorrências externas, nas ruas, portanto, o treinamento auxilia nas situações em áreas privadas.

“Em casos de incêndios, as pessoas ficam nervosas, sem saber como agir. Normalmente, o primeiro contato a ser acionado é a Polícia Militar, é automático na hora do desespero acionar o 190. Procuramos da melhor forma contribuir. Nós fazemos rondas diárias em shoppings, áreas de comércio, sempre estamos em constantes contatos, pois todos os órgãos devem estar preparados para agir da melhor forma possível”.

Vítimas são encaminhadas para hospital na simulação (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Rubem Ajala, da Gerência Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário, explica que o Detran está auxiliando nas interdições das vias próximas ao shopping para agilizar o deslocamento das viaturas ao hospital após os primeiros socorros.

“Hoje, nós temos uma integração com todas as forças, Polícia Militar, Detran e Bombeiros, o Centro Integrado. Quando há qualquer chamado, ele (vítima) já aciona a competência de cada um para o seu exercício, mas o Detran também tem a sua Central Integral de Segurança Viária que pode ser acionado, que é 154. A gente rapidamente vem ao local para realizar o seu trabalho de segurança viária”.

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