Pular para o conteúdo
Cotidiano

Simulação de incêndio em Shopping de Campo Grande envolve 100 agentes e viaturas

Funcionários do shopping e agentes da segurança pública alinham técnicas para socorro ágil em local privado
Karina Campos, Victória Bissaco -
Simulação de resgate de incêndio (Nathalia Alcântara, Midiamax)

O Shopping realiza na manhã desta sexta-feira (1°) a tradicional simulação de incêndio, envolvendo cerca de 100 agentes do , Polícia Militar, Detran (Departamento de Trânsito de ), funcionários do estabelecimento e Unimed.

A simulação acontece em um restaurante na praça de alimentação. O fogo começa na área interna do local, momento que os bombeiros entram retirando cerca de 15 vítimas. As pessoas recebem os primeiros socorros em uma doca. Em seguida, as vítimas são mobilizadas em macas, levadas para as viaturas e encaminhadas para o hospital. Nisso, é monitorado o tempo de resposta no atendimento.

Gabriella Alves dos Santos, gerente de marketing do shopping, ressalta que a unidade recebe um alto fluxo de pessoas diariamente, portanto, o treinamento de socorro em situações de urgência e emergência prepara as equipes em caso de situações reais.

“Precisamos estar alinhados com os bombeiros, policiais e outros agentes públicos que fazem essa parte de atendimento em uma situação de emergência e urgência, nesse dimensionamento de crise. Atuamos na simulação para que todos os agentes desempenhem seus papeis dentro daquela situação e que a gente contabilize o tempo de um atendimento, da chegada da ambulância e chegada ao hospital, para que possamos mitigar possíveis erros na operação, assim dar melhores treinamentos caso ocorra alguma situação”.

O subcomandante do Corpo de Bombeiros, Lennon Sabino de Lima, detalha que a situação envolve 15 vítimas, entre gestantes e até pessoas com cadeira de rodas. Para ele, o tempo é avaliado, além de revisar os protocolos da atuação.

“Fomos acionados para atender 15 vítimas, quando chegamos, nove já tinham sido retiradas pela equipe do ; estamos atuando na evacuação. Os bombeiros civis, a brigada de incêndio, da empresa realizam o primeiro atendimento, verificam a situação, fazem o combate ou o confinamento do incêndio, até chegar o Corpo de Bombeiros Militar, que realiza a remoção das vítimas”.

(Nathalia Alcântara, Midiamax)

A 2⁰ tenente Jessica Lurdes do 9° Batalhão da Polícia Militar salienta que os agentes estão preparados para atuar em ocorrências externas, nas ruas, portanto, o treinamento auxilia nas situações em áreas privadas.

“Em casos de incêndios, as pessoas ficam nervosas, sem saber como agir. Normalmente, o primeiro contato a ser acionado é a Polícia Militar, é automático na hora do desespero acionar o 190. Procuramos da melhor forma contribuir. Nós fazemos rondas diárias em shoppings, áreas de comércio, sempre estamos em constantes contatos, pois todos os órgãos devem estar preparados para agir da melhor forma possível”.

Vítimas são encaminhadas para hospital na simulação (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Rubem Ajala, da Gerência Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário, explica que o Detran está auxiliando nas interdições das vias próximas ao shopping para agilizar o deslocamento das viaturas ao hospital após os primeiros socorros.

“Hoje, nós temos uma integração com todas as forças, Polícia Militar, Detran e Bombeiros, o Centro Integrado. Quando há qualquer chamado, ele (vítima) já aciona a competência de cada um para o seu exercício, mas o Detran também tem a sua Central Integral de Segurança Viária que pode ser acionado, que é 154. A gente rapidamente vem ao local para realizar o seu trabalho de segurança viária”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
alckmin união europeia

Acordo do Mercosul com União Europeia garante R$ 65,4 bilhões para o Brasil, diz Alckmin

stf

STF mantém acordo de reparação pela tragédia de Mariana

Arauco prevê plantar eucalipto em área equivalente à metade de Campo Grande até 2027

Ex-assessora acusa Davi Brito de mentir sobre gravidez de primeiro filho

Notícias mais lidas agora

David Chita quer se entregar e delação pode mudar rumo de Reinaldo na Vostok

Consórcio Guaicurus vai a julgamento por não pagar multa milionária a Campo Grande

santa casa

Disputa por R$ 46 milhões: Justiça manda intimar município antes de decidir recurso da Santa Casa

alckmin exportações

Alckmin destaca MS como centro global do mercado de celulose: “reforça confiança no Brasil”

Últimas Notícias

Política

Bataguassu e Pedro Gomes marcam audiência pública para discutir LDO 2026

Encontros irão debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano que vem

Política

Em MS, Alckmin critica ‘tarifaço’ do Trump e quer negociar taxas impostas ao Brasil

Governo Federal aponta superávit dos EUA com o Brasil

Esportes

Associação Aquidauanense de Handebol representa MS na Copa Centro-Oeste de Clubes

Evento será organizado pela Federação de Handebol de MS e realizado entre 17 e 21 de abril, no Ginásio Guanandizão, em Campo Grande

Polícia

‘Crime encomendado’: Amiga não acredita em versão de campo-grandenses sobre morte de médica em MG

A médica foi morta por um rapaz e um adolescente de Campo Grande