Pular para o conteúdo
Cotidiano

SIEMS insere Enfermagem do MS em Levantamento Nacional referente à lei do descanso

Sindicato contribui com análise técnica baseada na experiência da 3ª maior Santa Casa do país
Conteúdo de Marca -

Para que a Lei do descanso da Enfermagem (14.602/23) torne-se realidade em Mato Grosso do Sul e em todo país, em janeiro, o SIEMS (Sindicatos Trabalhadores na Área de Enfermagem do Mato Grosso do Sul) convidou a Dra. Enfª Maressa Siqueira de Aragão Monteiro, da gerência de Enfermagem e Equipe Multiprofissional da Santa Casa de Campo Grande/MS, para análises e sugestões de critérios para que os locais de repouso atendam adequadamente os profissionais.

Conforme a lei, as instituições de saúde públicas e privadas devem oferecer locais exclusivos para descanso da equipe de enfermagem, em espaço arejado, combanheiro, mobiliário adequado, conforto térmico e acústico e espaço compatível com a quantidade de profissionais diariamente em serviço.

A Enfermeira Maressa relatou a experiência do hospital, que é a 3º maior Santa Casa do país, destacando que é importante uma análise estrutural, com estimativa do espaço físico, quantitativo de profissionais da unidade de atendimento e jornada de trabalho dos profissionais. 

“A Santa Casa de Campo Grande está em mudanças para adequação, mas já tem muita experiência e até mesmo espaços que contemplam o que está definido na atual legislação. Recentemente foi realizada reforma na área de descanso do Pronto Socorro (PS), há um local para os Técnicos em Enfermagem e outro para os Enfermeiros, com camas, ar condicionado, separados da copa, foi um resultado positivo, tanto que o hospital pretende fazer adequações nos demais espaços para que se assemelhem a esta área do PS”, enfatizou.

A partir da realidade do hospital, com maior perspectiva dos profissionais que atuam em jornada de 12hx36h, a Enfermeira  realizou levantamentos numéricos, detalhou as experiências, e, desta forma, apontou critérios relevantes, como: manter os espaços de descanso dentro das unidades de trabalho dos profissionais, manter a copa separada dos quartos, camas aos invés de poltronas, organização dos registros de intervalo, bem como uma maior proximidade entre instituições de saúde e órgãos fiscalizatórios do trabalho para que haja unificação no entendimento e conforme a realidade local, entre outros.

Levantamento NacionalO presidente do SIEMS, Enfermeiro Lázaro Santana, explica que todos os apontamentos em conjunto com a Santa Casa CG/MS, estão contribuindo para um levantamento nacional, o qual resultará em um documento, elaborado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde (CNTS) que será encaminhado para o Ministério Público do Trabalho.

“Esse levantamento é realizado por instituições de todo país que estão se mobilizando para que a Enfermagem tenha melhores condições de trabalho com um descanso digno, garantindo uma qualidade de vida aos profissionais”, finaliza Lázaro Santana.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Messi surge com bolsa Hermès Birkin e redefine o jogo de estilo

eclipse lunar lua de sangue campo grande

Segunda ‘Lua de Sangue’ do ano acontece neste domingo; saiba como acompanhar

Roberta Miranda esculhamba atitude da mãe de Marília Mendonça: ‘Só pensa em dinheiro’

Mães atípicas e aposentados de MS protestam durante desfile cívico-militar em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

‘Santo da geração millennial’: Canonização de Carlo Acutis em Campo Grande é marcada por fé

O milagre em Mato Grosso do Sul que possibilitou canonização de Carlo Acutis

Adolescente é morto a tiros e irmão fica ferido na Vila Nhanhá

Bolão de Campo Grande é sorteado na Lotofácil da Independência e cada apostador ganha R$ 360 mil

Últimas Notícias

Famosos

Raphinha denuncia racismo em parque da Disney após filho ser ignorado por personagem: ‘Nojento’

Em vídeo de cortar o coração, filho de Raphinha tenta abraçar personagem da Disney diversas vezes, mas é ignorado

Brasil

Com Motta e nenhum ministro do STF, Lula participa do desfile de 7 de setembro

Evento em Brasília foi acompanhado, além do chefe da Câmara dos deputados, pelos 30 ministros de Estado

Cotidiano

Incêndio atinge terreno e preocupa moradores no Jardim Noroeste

Vale lembrar que o ato de atear fogo em terrenos baldios é considerado crime ambiental

Polícia

Homem vinga morte de irmão e atira no peito de assassino em Dourados

Suposto assassino foi surpreendido com o irmão da vítima e acabou sendo baleado