Sessão na Alems homenageia centenário de Helena Meirelles e 28 musicistas

Sessão solene de homenagem a Helena Meirelles ocorreu na noite desta terça-feira

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Sessão em homenagem a Helena Meirelles e entrega de homenagem à musicistas (divulgação)

Há 100 anos, em 13 de agosto, nascia Helena Pereira da Silva Meirelles, cantora, compositora e violeira, símbolo da música sul-mato-grossense. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul fez uma homenagem em sessão solene na noite desta terça-feira (13).

Houve a entrega de Medalha e Diploma de Honra ao Mérito a 28 musicistas de MS. “Ela representa muito. Nós que cuidamos dos direitos autorais e fazemos essa interlocução com a sociedade em geral e a mídia, ficamos felizes, pois ela deixou esse legado que é digno da cultura pantaneira, paraguaia, boliviana e mostra o quanto é rica. Ela também é a prova de que não existe tempo ou ambiente para a arte acontecer. Logo cedo se encantou pela música e a família naquela época a reprimiu. Ela pegou seu violão por volta dos 13 anos, como contou em vida, e saiu para tocar nos bailes. Então ela rompeu com paradigmas. Dizia que iria fazer história e fez. Ficamos imensamente representados por essa homenagem”, disse o produtor cultural, Marcos Rocker, que representou a família de família de Helena Meirelles.

Também foram homenageadas: Alany Steiner, Alicia Viviana Mendez, Ana Cláudia Cassu Placido da Rocha, Ana Maria Schneider, Banda Sampri (Luciana de Lima Thomaz, Magally de Lima Thomaz, Renata de Lima Thomaz), Cieli Panzarini Galavea, Deise Paula Fremiot Maia, Julia Mendes Selles, Lara Fernanda Ferreira, Lavínia Cruz, Lilian Gudin, Luzia Marlene Sória, Maria da Glória Souza Ferreira, Marisete da Silva, Nilza Terezinha Rodrigues de Araújo, Paula Fregatto, Rosilene Areco, Rubia de Angelis, Thauanne Castro, Nayara Crystina Dal Pogetto Freire Thomaz, Leila Siqueira Nascimento, Danyelly Vicente Duarte, Ivi Rondon Clavijo, Janaina Ribeiro Pimenta e Viviane Nunes de Freitas Pigosso Ribeiro. O evento foi proposto pelo deputado Caravina (PSDB.