Sesau descarta raiva em pitbull que mordeu e matou idoso em Campo Grande
Cachorro foi recolhido, ficou em observação e passou por eutanásia devido à leishmaniose
Lucas Caxito –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande) descartou contaminação por raiva em um cachorro da raça pitbull, que mordeu um idoso no dia 14 de janeiro. O animal estava na rua e passou por 10 dias de observação, já o idoso morreu dias após a situação.
O caso aconteceu no bairro Los Angeles, em Campo Grande, o animal foi recolhido e passou os 10 dias em observação no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses de Campo Grande) para cumprimento dos protocolos de verificação da doença.
Segundo a Sesau, o animal estava em estado avançado de leishmaniose e precisou passar por eutanasia, ou seja, foi sacrificado, seguindo protocolo do SUS (Sistema Único de Saúde).
Morte de Idoso
Conforme boletim de ocorrência registrado pelo filho do homem, a mordida ocorreu na rua e atingiu a mão direita do idoso. Após quatro dias internado na Santa Casa, o homem morreu com disfunção hepática renal e falência de múltiplos órgãos. Não se sabe se o animal tem dono ou onde mora.
De acordo com a Sesau, o pitbull precisou ficar 10 dias em observação para a verificação de sinais de alteração química, período em que a zoonose costuma se manifestar. Como não houve indícios de mudança no quadro do pitbull, o diagnóstico de raiva foi descartado.
56 anos sem registros em humanos
A raiva é uma zoonose (doença que passa dos animais ao homem e vice-versa) transmitida por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal.
O último caso de raiva canina registrado em Campo Grande foi em 2011. Ainda segundo a Sesau, em humanos, o último caso foi registrado em 1968.
Notícias mais lidas agora
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
- Frustrada com corte, cliente sai de salão revoltada e desabafa: ‘vão se arrepender’
Últimas Notícias
MS oficializa contrato de garantia com a União para recursos do BNDES no valor de R$ 2,3 bilhões
O governo de Mato Grosso do Sul oficializou, na edição desta quinta-feira (21) do DOE-MS (Diário Oficial do Estado), o contrato de garantia firmado com a União para o recebimento de R$ 2,3 bilhões em recursos provenientes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O contrato de garantia destina recursos às despesas de…
Deputados aprovam quatro projetos do Executivo que beneficiam servidores estaduais; confira
Propostas, que estavam pautadas para primeira discussão, avançaram e seguem para análise das comissões de mérito antes da segunda votação
Em reforma há dois anos, antiga rodoviária pode ganhar campanha para atrair clientes
Câmara de Vereadores de Campo Grande aprovou projeto de lei que cria a campanha “É do comércio da antiga rodoviária, é nosso, é legal!”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.