Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sesau confirma morte de criança por meningite em Campo Grande

A criança deu entrada no hospital por volta das 16h da última segunda-feira (30)
Layane Costa -
Meningite

A morte de uma menina de 7 anos por meningite bacteriana em Campo Grande foi confirmada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) no final da tarde desta quarta-feira (2). A vítima faleceu na última terça-feira (1º) em um hospital particular.

A criança deu entrada no hospital por volta das 16h da última segunda-feira (30), apresentando dores abdominais, palidez e tonturas. Conforme as informações, a criança teria passados por exames, mas acabou falecendo.

Uma amostra de sangue da vítima foi coletada e enviada para o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), onde foi confirmado a morte por meningite meningocócica e meningococemia. A criança também testou positivo para Covid-19.

Ela havia recebido três doses da vacina contra meningite C, com a última dose aplicada em 28 de fevereiro de 2020, e não apresentava comorbidades.

Medidas de Ação

Segundo a Sesau, após a confirmação da morte, foram adotadas algumas ações de vigilância epidemiológica, como: investigação de casos suspeitos do agravo e de casos secundários no hospital, residência e escola; levantamento dos contatos próximos em ambientes hospitalar, residencial e escolar; quimioprofilaxia, conforme recomendações do Ministério da Saúde; orientações e monitoramento do aparecimento de novos casos nos próximos 60 dias.

Prevenção

Como medida de prevenção, foram aplicadas medicações em dois adultos e duas crianças na residência da vítima. Além disso, na escola, 31 crianças e dois adultos também receberam a quimioprofilaxia.

A medicação é indicada somente para quem teve contato próximo com casos suspeitos de doenças meningocócicas.

Vacinação

A Sesau reforça que a vacinação está disponível na rede pública, sendo considerada a forma mais eficaz de prevenção da doença, e as vacinas contra meningococo são especificadas por sorogrupo ou sorossubtipo.

  • Sintomas comuns em adultos
  • Febre alta de início súbito
    Dor de cabeça
    Rigidez de nuca
    Náusea e vômito
    Intolerância a luz
    Confusão mental
    Convulsões
    Coma
    Sinais meníngeos
  • Em crianças
  • Febre
    Abaulamento de fontanela
    Recusa alimentar
    Apatia/ Irritabilidade
    Reflexos anormais
    Convulsões
    Choro persistente

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Defesa nega agressão à jovem que teve de deixar MS para fugir de ex-namorado

VÍDEO: Peão sofre acidente durante montaria em exposição agropecuária no interior de MS

Vander e Kemp reforçam convite e Fábio Trad define futuro no PT até agosto

Palmeiras

Dudu é condenado a seis jogos de suspensão e multa do STJD por misoginia contra Leila Pereira

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ)

Em dia de operação contra Jair Bolsonaro, Flávio desembarca na Europa

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Câmeras flagram mulher em desespero após execução do marido na fronteira

Bernardo Fleitas Alfonso foi executado a tiros de pistola 9 mm por motociclista que fugiu

Cotidiano

Instituições beneficentes de Campo Grande recebem doações de 15 toneladas de alimentos

Alimentos foram arrecadados durante gincana solidária da SIPAT 2025 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho)

Polícia

Dupla é presa com mais de 6 quilos de carne sem refrigeração na BR-163 em MS

Carnes e outros alimentos não perecíveis seriam levados para o Paraguai

Cotidiano

Aeroporto de Campo Grande ganhará nova sala VIP em 2026 

Abertura de salas no interior de MS ainda não tem previsão, conforme a Aena