Sem trégua: Corumbá e Aquidauana batem recorde de maior temperatura do ano

Anteriormente, os recordes de calor nos dois municípios foram registrados no dia 23 de setembro

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Tempo (Ana Laura Menegat, arquivo Midiamax).

Setembro se despede com altas temperaturas e, nesta segunda-feira (30), os municípios de Corumbá e Aquidauana bateram recorde, registrando o dia mais quente do ano. Os termômetros de Corumbá alcançaram os 42,8ºC e os de Aquidauana chegaram a 42,9ºC, informou o meteorologista do Inmet, Vinícius Sperling.

Anteriormente, os recordes de calor nos dois municípios foram registrados no dia 23 de setembro, quando chegaram ao ápice de 42,5ºC em Corumbá e 42,8ºC em Aquidauana.

Nas demais localidades do Estado, o último dia de setembro também é de altas temperaturas. Além disso, a baixa umidade do ar prevalece em Mato Grosso do Sul. O calor deve passar dos 40°C em várias cidades do Estado nesta segunda-feira.

Em geral, o mês foi marcado por recordes de altas temperaturas em 2024. No dia 25, a cidade de Água Clara registrou temperatura máxima de 43,1°C, e bateu o recorde de temperatura mais alta do país no dia. Na mesma semana, Campo Grande registrou 39,8°C.

Alertas de perigo

Nesta segunda-feira (30), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou alerta de perigo para onda de calor e umidade do ar na faixa dos 20%. Os alertas são voltados para todos os municípios do Estado.

Com isso, as temperaturas devem ficar pelo menos 5ºC acima da média e a umidade relativa do ar abaixo do que é considerado ideal para saúde. Logo, os órgãos de saúde reforçam os cuidados que a população deve ter nesse período.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade do ar ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Por isso, quando o índice fica entre 21% e 30%, já é decretado o estado de atenção. Logo, com os índices na faixa de 12% para baixo, a população deve tomar mais cuidados.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados

Idosos