Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sem sucesso, família busca retirada de macaco morto em casa de idosa no Pedrossian

Moradora acionou diversos órgãos, mas não consegue que responsável se habilite a realizar a retirada do animal morto da residência
Osvaldo Sato -
Animal entrou em decomposição e odor fez com que moradora tivesse que deixar a casa (Foto: Reprodução)

O corpo do que provavelmente deve ser um macaco-bugio foi encontrado no vão da telha da residência de uma moradora de 94 anos, no Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande. O animal, que pode ter morrido há alguns dias, gerou um forte odor e desconforto à proprietária e vizinhos. Além disso, há o temor de risco de doenças, já que a retirada do cadáver ainda não foi realizada.

A moradora estava em sua casa quando o macaco-bugio foi encontrado, foi forçada a se afastar da residência e se hospedar com uma filha, devido ao mau cheiro.

Segundo o presidente da Associação de Moradores, Janio Macedo, este não é um caso isolado. O bairro tem a presença constante de animais selvagens, dada a proximidade com área de mata, mas a falta de manutenção em alambrados que cercam a área facilita o acesso dos animais à zona urbana.

Além disso, há o agravante da alimentação inadequada fornecida por algumas pessoas, o que atrai os animais para dentro do bairro, comprometendo inclusive a saúde e alterando o comportamento natural dos animais. “Semana passada, um enorme tamanduá estava perambulando pelas ruas. Já registramos até antas e macacos-prego por aqui. Agora, os macacos bugios estão vindo para as ruas”, afirmou Macedo.

Ainda segundo o presidente, a CCZ (Companhia de Controle de Zoonoses), a Polícia Militar Ambiental (PM Ambiental) e a empresa Solurb, responsável pela limpeza urbana, negaram retirar o animal morto.

Além do desconforto causado pelo forte odor do corpo do macaco-buggio em decomposição, há o risco de transmissão de doenças, como leishmaniose e zoonoses, que podem ser transmitidas por animais mortos. Por isso, a retirada do cadáver deve ser feita por profissionais habilitados e com equipamentos de proteção adequados.

A reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a Solurb, a PMA (Polícia Militar Ambiental) e o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) questionando a responsabilidade pela retirada do animal morto.

A Solurb respondeu em nota oficial:

“Fomos acionados pela munícipe, que relatou que o animal estaria no forro de sua residência. Informamos à munícipe que, desde que o animal esteja embalado e colocado para a coleta, não haverá restrição para a prestação do serviço. Ressaltamos ainda que nossas equipes não adentram as propriedades para realizar o serviço de coleta.”

Jogo de empurra entre os órgãos

A filha da moradora revelou uma série de tentativas frustradas para resolver o problema. Inicialmente, entrou em contato com a SOLURB, e foi informada, por áudio, de que a empresa não realizava esse tipo de remoção. Sem sucesso, procurou o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mas encontrou dificuldades, pois os telefones não atendiam.

Seguindo outra recomendação, a pessoa procurou a Ouvidoria da Saúde, que, por duas vezes, a encaminhou para a Polícia Militar Ambiental (PMA), sugerindo que fosse esse o órgão responsável. Após entrar em contato com a PMA, a pessoa foi direcionada de volta à Solurb, sendo informada de que a empresa ainda não era a responsável pela remoção.

Sem opções, a pessoa retornou à Solurb 48 horas depois, mas recebeu a mesma resposta negativa. Tentou ainda solicitar ao Corpo de Bombeiros que, embora não fosse o órgão responsável pela remoção, se dispôs a prestar orientações. Assim, retornaram a ligação fornecendo o contato do CCZ novamente. No entanto, quando a pessoa ligou para o CCZ, recebeu a mesma resposta: não era de sua responsabilidade.

Atualizada às 13h05 para acréscimo de posicionamento.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista perde controle de S-10 que bate em árvore e é lançado de veículo nas Cafezais

VÍDEO: picape cai em cratera de rua no Parque do Sol

Botafogo mostra evolução, mas perde para o Universidad de Chile na estreia da Libertadores

Dois são presos por furto de ferramentas em construção de creche

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Motorista perde controle de S-10 que bate em árvore e é lançado de veículo nas Cafezais

De volta à Sul-Americana após nove anos, Vitória busca empate diante do Universidad de Quito

Últimas Notícias

Charge

Lula em queda

TV & Novela

Afonso diz a Heleninha que ficará no Brasil: Resumo Vale Tudo, capítulo do dia 03/04/2025

Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (03)

TV & Novela

Cida e Sidney se casam: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 03/04/2025

Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (03)

TV & Novela

Após passar mal, Lígia pede ajuda a Raimundo: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 03/04/2025

Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (03)