A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) afirmou que dentro de 15 dias úteis o CEM (Centro Especializado Municipal) de Campo Grande voltará a disponibilizar fraldas. Mães e responsáveis de PCDs (Pessoas com Deficiência) lotaram o plenário da Câmara Municipal nesta segunda (17) e terça-feira (18) cobrando celeridade do Município nas licitações para fornecimento de fórmulas, leite e fraldas.

A questão foi debatida em reunião com a presença da secretária de Saúde Rosana Leite e o vereador Ronilço Guerreiro (Podemos) na tarde desta terça.

Promessa

“Ficou definido prazo de 15 dias úteis para resolver a questão das fraldas e as dietas e leites estão com uma ata vigente já finalizada e outra para ser finalizada, que deve ser solucionada também em breve”, afirmou a Sesau.

No entanto, nenhum prazo foi definido para as demandas de fornecimento de leite e fórmulas. Segundo a Sesau, essas datas não podem ser definidas coletivamente.

“Os prazos para atendimento são distintos por conta dos processos que são individualizados. Então cada um é um tipo de dieta, prazo para atendimento e cumprimento de sentenças”, completou a secretaria. 

No plenário da Câmara a maioria das mães tem liminar pedindo os insumos. No momento da discussão, uma das responsáveis afirmou que espera que Executivo resolva a questão o mais breve possível. 

“O dia que a gente fez a paralisação lá na prefeitura, na hora que a gente fez a paralisação, de repente, aparece três a quatro caminhões no outro dia [com os insumos]. A gente não quer que seja apenas o grito. Nossos filhos têm necessidades todos os dias”, afirmou a mãe na ocasião.