Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sem concurso público no horizonte, Agraer irá realizar contratações temporárias

Sindicato não se posicionou sobre opção por contratações temporárias em detrimento à realização de concurso público para contratação de servidores efetivos
Osvaldo Sato -
Consultado, órgão não se manifestou quanto à previsão de realização de concurso público

O diretor-executivo da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Marcos Roberto Carvalho de Melo, afirmou que até o final deste ano, devem ser realizadas as contratações de 124 novos profissionais para reduzir o déficit de pessoal no órgão.

A afirmação foi feita durante uma sessão ordinária da Comissão Permanente de Desenvolvimento Agrário, Assuntos Indígenas e Quilombolas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), realizada na última quinta-feira (16), no plenarinho da Casa de Leis.

Os legisladores questionaram o diretor quanto à necessidade de ampliar o quadro de servidores do órgão para melhor atender às demandas dos agricultores familiares. Em resposta, o diretor anunciou o quantitativo e que a efetivação deve ser feita até o final do ano.

Entretanto, não há esclarecimentos sobre os porquês da escolha de contratações temporárias e não pela realização de concurso público, que pudesse nomear servidores para comporem o quadro efetivo da instituição.

A reportagem do Jornal Midiamax questionou a Agraer sobre a proposta de contratação de temporários e se haveria previsão para realização de concurso público. Em resposta informou em nota que, juntamente ao Executivo, “analisa o reforço no quadro de colaboradores da autarquia. Tão logo haja uma definição, será dada devida publicidade na forma e nos moldes do processo em questão”, declarou.

Já o Sinterpa (Sindicato dos Trabalhadores em Instituições de Extensão Rural, Pesquisa, Assistência Técnica, Serviços Agropecuários e Afins do Estado de Mato Grosso do Sul) foi questionado quanto à seu posicionamento diante da decisão da administração estadual de realizar contratação temporária em detrimento à concurso público para fins de admissão ao quadro permanente de pessoal.

Em resposta, o sindicato afirmou que a informação que possuía era a mesma do diretor-executivo, porém não se posicionou quanto à questão apresentada. Novamente questionada, respondeu em nota:

“O Sinterpa não obteve a informação direto do Governo no que se trata das contratações temporárias por processo seletivo ou outra forma que o Governo utilize para tal, temos reunião agendada para tratar dentre outros assuntos de interesse de nossa classe, também a contratação citada no questionamento, após a reunião teremos nosso posicionamento oficial”, afirmou.

Segundo o Sindicato, ele acredita que “provavelmente o Governo do Estado possui uma estratégia no que diz respeito ao funcionalismo e nós do Sinterpa iremos analisar tal estratégia, pois temos que esclarecer os pontos ponderados por nosso Governo Estadual antes de nos posicionar sobre a questão”, concluiu.

Este questionamento foi feito diante do fato que a Agraer, vinculada à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), sofreu uma significativa redução no número de servidores ao longo dos anos. Há cerca de 20 anos, a agência contava com 682 funcionários, mas atualmente possui apenas 432.

Segundo o diretor, foi solicitada à gestão estadual a realização de um concurso público, porém, a medida adotada será a contratação temporária dos 124 profissionais.

* Atualizado às 14h18 de 22/05/2024 para acréscimo de posicionamento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Aeroporto de Campo Grande ganhará nova sala VIP em 2026 

Defesa nega agressão à jovem que teve de deixar MS para fugir de ex-namorado

VÍDEO: Peão sofre acidente durante montaria em exposição agropecuária no interior de MS

Vander e Kemp reforçam convite e Fábio Trad define futuro no PT até agosto

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Palmeiras

Dudu é condenado a seis jogos de suspensão e multa do STJD por misoginia contra Leila Pereira

Últimas Notícias

Transparência

Nove anos após iniciar trabalho, Funai notifica proprietários sobre estudo para demarcar a Terra Indígena Apyka’i

Funai expediu 16 notificações, alegando que não conseguiu informar proprietários sobre inclusão de áreas em estudo de demarcação anunciado em 2016

Polícia

VÍDEO: Câmeras flagram ex-detento cumprimentando suspeito antes de execução na fronteira

Bernardo Fleitas Alfonso foi executado a tiros de pistola 9 mm por motociclista que fugiu

Cotidiano

Instituições beneficentes de Campo Grande recebem doações de 15 toneladas de alimentos

Alimentos foram arrecadados durante gincana solidária da SIPAT 2025 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho)

Polícia

Dupla é presa com mais de 6 quilos de carne sem refrigeração na BR-163 em MS

Carnes e outros alimentos não perecíveis seriam levados para o Paraguai