Pular para o conteúdo
Cotidiano

Seca que atingiu MS em 2024 invadiu 59% do território brasileiro e é a maior da história

Segundo o Cemaden, a seca severa que afeta o Pantanal começou em 2019 e persiste até hoje
Liana Feitosa -
Seca registrada em Mato Grosso do Sul. (Foto: ilustrativa, arquivo, leitor Midiamax)

A seca que atingiu em 2024 é a maior da história e atinge não só o estado sul-mato-grossense, mas 59% do território nacional. A informação consta na Nota Técnica elaborada pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e divulgada nesta semana.

Segundo o órgão, a seca iniciada em 2023 e que ainda persiste, já que o Brasil ainda apresenta índices de chuvas abaixo da média histórica, abrange cerca de 5 milhões de quilômetros quadrados.

Em 2023-2024, com o agravamento da seca, foi possível observar o que o órgão chama de “desastre ambiental de grandes proporções para a região”, e os incêndios subsequentes que consumiram mais de 2 milhões de hectares de vegetação em Mato Grosso do Sul até o início de dezembro, segundo o (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). 

O levantamento do Cemaden apresenta um panorama das condições climáticas dos últimos 75 anos e confirma que os biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal atravessam a pior seca desde 1950.

Segundo o órgão, a seca severa que afeta a região do Pantanal começou em 2019 e persiste até hoje, “comprometendo os ciclos sazonais de inundação e de vazante que são essenciais para a manutenção da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos”, diz trecho da Nota Técnica.

Consequências em escala

A quantidade de chuvas abaixo da média, as altas temperaturas, somadas aos níveis críticos dos rios, indicam uma situação de “escassez hídrica extrema e crescente vulnerabilidade ambiental”, diz o Cemaden.

É essa combinação de fatores que ajuda a criar um ambiente propício à propagação de incêndios florestais no Pantanal.

Falta de chuva 

Os níveis hidrométricos dos rios na Amazônia e no Pantanal atingiram valores excepcionalmente baixos durante os períodos das secas de 2019-2021 e 2023- 2024. 

Em alguns trechos desses rios, o transporte fluvial teve que ser restringido. No Rio , comprometeu a navegação comercial, dificultando o escoamento de produtos estratégicos, como soja e minerais, pela Hidrovia-Paraná-Paraguai até o Oceano Atlântico. 

No dia 18 de outubro desde ano o Rio Paraguai atingiu o menor nível histórico já registrado na estação fluviométrica de : -69 centímetros. 

O recorde mínimo anterior foi de -62 cm, registrado em 1964, estabelecendo o pior valor observado desde o início do monitoramento em 1990. 

No entanto, a situação crítica no Rio Paraguai não se limitou à região de Ladário. Na estação fluviométrica de , outro recorde mínimo foi registrado no rio em 2024, com o nível do rio atingindo apenas 53 cm em 24 de outubro.

Calor extremo

Calor em MS (Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)

Em relação às altas temperaturas, foram registradas 6 ondas de calor intensas entre agosto e novembro de 2023 no país, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O Pantanal está entre as regiões impactadas pelas temperaturas anormais para o período. A combinação de temperaturas extremas com a seca, que é chamado de evento composto de seca-calor, resulta em impactos mais intensos sobretudo nos recursos hídricos, risco de fogo e produção agrícola.

Incêndios

Inclusive, é essa ocorrência conjunta de secas extremas e ondas de calor que cria condições meteorológicas ideais para a propagação de incêndios de grandes dimensões. Essas condições foram observadas no Pantanal e na Amazônia em 2020 e, novamente, durante o período de 2023- 2024.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Novak Djokovic cogita treinar promessa brasileira João Fonseca

Polícia vai investigar se bebê estava vivo quando foi enterrado por mãe em Anhanduí

Deputados aprovam criação de 160 cargos no TJMS

O Brasileiro que Brilha na John Deere e Conquista a América Latina

Notícias mais lidas agora

Produtor campo-grandense que atuou com cantores famosos é investigado por ligação com o PCC

Família acredita que criminoso ofereceu doces para sequestrar e estuprar Emanuelly

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

Caminhoneiro foge após provocar acidente na BR-262 e deixar uma pessoa em estado grave

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Morada dos Baís reabre as portas e retoma atividades em Campo Grande

Prédio voltará a receber visitas e programação de shows

Polícia

Justiça nega exame de insanidade mental de ‘coach’ que matou pai a facadas em Campo Grande

A decisão foi assinada pelo juiz Carlos Alberto Garcete, da 1ª Vara do Tribunal do Júri

Conteúdo de Marca

A Proteção Jurídica do Consumidor nas Compras Online

O comércio eletrônico tornou-se um dos pilares do mercado moderno, proporcionando aos consumidores acesso a uma infinidade de produtos e serviços com apenas alguns cliques. No entanto, essa transformação digital traz desafios que exigem dos consumidores uma atenção redobrada quanto aos seus direitos, para evitar problemas comuns nas compras online, como fraudes, atrasos na entrega … Continued

Cotidiano

Presidente do STJ faz visita institucional e fala em ampliação do Tribunal de Justiça em MS

Presidente do STJ está percorrendo estados