Queima prescrita: saiba o que é e como Governo quer evitar incêndios florestais no Pantanal
Foram identificadas 140 propriedades de MS que vão precisar passar pela técnica
Priscilla Peres, Jennifer Ribeiro –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Você sabe o que é queima prescrita? Entre as ações de combate aos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul, o governo do Estado estabeleceu a queima prescrita em áreas com grande potencial para incêndios florestais. A decisão consta no decreto de emergência ambiental assinado nesta terça-feira (9).
O Governo do Estado afirma que a queima prescrita entra no Manejo Integrado do Fogo e é uma maneira de prevenir grandes incêndios florestais, principalmente na época mais crítica e de grande vulnerabilidade ambiental. Na prática, a queima será feita por decisão do Governo e com acompanhamento do Corpo de Bombeiros.
“Nós identificamos através do sistema de satélite onde temos grande quantidade biomassa e caso ocorra um incêndio florestal, teremos um grande problema. Então os produtores aonde se encontra essa biomassa serão notificados através da queima prescrita e nós vamos até essa propriedade com o Corpo de Bombeiros para fazer a queima antecipada”, conta o secretário Jaime Verruck da Semades (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia).
A técnica é utilizada por diversos órgãos ambientais como forma de prevenir incêndios florestais, mas requer o cuidado de ser realizada junto com profissionais do Corpo de Bombeiros. A queima prescrita é indicada pelo próprio ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
Queima prescrita deve ser realizada em 140 propriedades
Com a publicação do decreto de emergência ambiental em Mato Grosso do Sul, prevista para quarta-feira (10), a queima prescrita deve começar a ser realizada em propriedades rurais. Ao longo dos meses, 140 áreas devem passar pela técnica.
Presidente da Famasul, Marcelo Bertoni explica que inicialmente seis propriedades serão notificadas sobre a queima prescrita, mas 140 propriedades foram identificadas com necessidade de passar pela técnica. No Pantanal de Mato Grosso do Sul existem 3.501 propriedades rurais.
“Estamos esperando uma chuva de dois ou três dias para então iniciar a queima prescrita. Pois é necessária uma série de fatores para que a queima não saia do controle, não é porque nós vamos acompanhar que ela não possa sair do controle”, afirma Bertoni.
Já o governador Eduardo Riedel destacou que não existe garantia do sucesso da queima prescrita, mas é uma maneira de minimizar os riscos de incêndios em grande escala no Pantanal. “Existe a capacidade do Estado estar muito mais preparado para poder fazer esse enfrentamento”.
Notícias mais lidas agora
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
- Frustrada com corte, cliente sai de salão revoltada e desabafa: ‘vão se arrepender’
- Motociclista morre após bater em poste na Avenida Duque de Caxias
Últimas Notícias
Com itens a partir de R$ 2, Desapega CG une mais de 120 expositores no Aero Rancho neste sábado
Serão mais de 35 mil itens, entre roupas, calçados, livros e decoração
Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Frente fria e aquecimento diurno favorecem chuvas em todos os municípios
Sem acordo, motoristas do Consórcio Guaicurus planejam protesto na segunda-feira
Eles pedem 8% de reajuste, mas empresa propõem reposição de 4%
Universidade de Dourados abre 138 vagas de graduação para refugiados e migrantes
Inscritos terão que fazer uma prova de redação em língua portuguesa
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.