Pular para o conteúdo
Cotidiano

Proposta quer o fortalecimento e incentivo a pesquisa, ciência e tecnologia no Estado

Projeto foi aprovado pelos deputados federais e agora aguarda a sanção da nova lei pelo governador de MS
Taís Wölfert -

Visando fortalecer e incentivar as pesquisas e o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado foi criada uma proposta que institui o SCTI/MS (Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação), o CCT&I/MS (Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação) e o Funecti (Fundo Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação), criando um marco legal para incentivar a e o empreendedorismo tecnológico no Estado.

O projeto de lei enviado pelo Governo do Estado foi aprovado, em segunda votação, de forma unânime pelos deputados estaduais. O próximo passo é a sanção da nova lei pelo governador (). 

Proposta

A nova política estadual estaria alinhada ao Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, segundo o texto, o que geraria um ambiente favorável para parcerias entre governo, setor privado e academia.

O Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação foi feito para integrar universidades, empresas, centros de pesquisa e órgãos públicos, promovendo a inovação e o desenvolvimento sustentável em diferentes setores. Já o Conselho Estadual, será responsável por propor políticas, acompanhar investimentos no setor e fomentar parcerias entre instituições públicas e privadas. 

Funcionamento

O FUNECTI, vai destinar recursos a programas, projetos e atividades de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e formação de recursos humanos. Esses investimentos são considerados estratégicos para fortalecer a competitividade do estado e gerar soluções inovadoras para os desafios regionais.

 A legislação aprovada também traz mecanismos de incentivo à inovação, como a criação de “bônus tecnológicos” para micro e pequenas empresas, estímulos fiscais, apoio à formação de startups e a implementação de ambientes regulatórios experimentais (sandbox regulatório). A medida também prevê a modernização de parques tecnológicos e incubadoras, ampliando a infraestrutura de suporte à inovação. 

Contrário

Na mesma semana em que é divulgada a proposta do governo do Estado, também houve uma manifestação contra a PEC 423/2024, atualmente em tramitação na Assembleia Legislativa do estado. A PEC sugere mudanças na política de financiamento à Fundect, colocando em risco a continuidade e a autonomia da fundação.

Na prática, a proposta deixa de vincular o repasse exclusivamente à Fundect, tornando os recursos sujeitos a alocações discricionárias por parte do governo estadual. Cientistas e pesquisadores alertam que isso pode enfraquecer a fundação.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia identifica responsáveis por cão que atacou idoso

Tênis: Bia Haddad é eliminada do US Open

Foragida há 18 anos da Justiça de SP, ‘Camaleoa’ é presa em MS

Yago Dora impõe soberania nas ondas de Fiji e é campeão mundial pela primeira vez

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Município recorre contra tarifa de R$ 7,79 do ônibus e diz que Justiça suspendeu aumento

Ex-funcionário detalha venda casada de seguro em lojas Pernambucanas de MS: ‘Cliente assina sem saber’

Relíquia de Carlo Acutis é exposta em missa que antecede canonização

VíDEO: três são baleados durante ataques em sequência

Últimas Notícias

Polícia

Homem é esfaqueado e espancado por trio e tenta se esconder em hotel no Amambai em Campo Grande

Vítima disse que trio desconfiava que estava passando informações para a polícia

Polícia

PF pede inclusão de foragidos de ação contra PCC na lista da Interpol

Os oito foragidos escaparam ao cumprimento de 14 mandados judiciais de prisão

Polícia

Identificado homem que morreu ao passar mal no Tiradentes

Os militares ainda tentaram reanimá-lo

Brasil

CPMI do INSS aumenta ritmo de sessões e já quer ouvir ex-ministro de Lula na próxima semana

A ideia é aumentar o ritmo dada "a grande quantidade de material"