Produtores de Mato Grosso do Sul terão 1 ano para regularizar rebanhos sem multas
O prazo é destinado aos produtores de caprinos e ovinos
Lethycia Anjos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Produtores de caprinos e ovinos de Mato Grosso do Sul terão até 31 de dezembro de 2025 para regularizar seus rebanhos junto à Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), sem custos. A medida segue a portaria Iagro MS nº 3.743, de 1º de novembro de 2024, que define diretrizes para o Programa Estadual de Sanidade dos Caprinos e Ovinose outras providências.
Conforme a portaria, os produtores de caprinos e ovinos terão anistia até 31 de dezembro de 2025, sem multas para regularizarem seus rebanhos junto ao órgão de defesa animal. Assim, produtores poderão aproveitar a anistia durante as campanhas de atualização cadastral e declaração semestral de rebanhos, programadas para as seguintes datas:
- Até 30 de novembro de 2024;
- 1º a 31 de maio de 2025;
- 1º a 30 de novembro de 2025.
Ovinocultura em MS
Em Mato Grosso do Sul há um rebanho estimado de 9.945 Caprinos em 943 propriedades, e 264.952 ovinos distribuídos em 10.092 propriedades.
Diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, destaca que a medida visa atender aos diversos pedidos da cadeia produtiva da ovinocultura do Estado.
“Temos o objetivo de atender a pedidos dos produtores rurais, da Câmara Setorial da Ovinocaprinocultura do Estado do MS. Por nós da defesa animal, por entendermos que ainda há a necessidade de uma maior atualização dos rebanhos de caprinos e ovinos sul-mato-grossenses”, disse Ingold.
Conforme a Chefe do Núcleo do Programa Estadual de Sanidade dos Caprinos e Ovinos, da Iagro, Suzana Ortega, a anistia também se estende entre as campanhas de atualização cadastral e declaração semestral de rebanhos, até 31 de dezembro de 2025.
“Todos os produtores rurais possuidores de rebanhos caprinos e ovinos que estiverem desatualizados deverão fazer a atualização. Eles deverão aproveitar essa última oportunidade de regularização sem ônus”, diz.
A regularização dos saldos de caprinos e ovinos, ocorrerá por meio do Formulário de Declaração do Produtor de Saldo de Caprinos e Ovinos. O formulário deverá ser preenchido e assinado pelo produtor rural ou seu representante legal. Após isso, o produtor deverá entregar o formulário em uma Unidade Local da Iagro para efetivar a regularização.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Mulher morre após ser prensada entre carro e caminhão na Avenida Guaicurus
- Médico é esfaqueado sete vezes quando atendia em consultório de posto de saúde de Douradina
- Caminhonete com família bate em poste, pais morrem e criança fica em estado grave em Campo Grande
- Jovens que teriam furado sinal vermelho ficam feridas em colisão no centro de Campo Grande
Últimas Notícias
VÍDEO: Motorista de Mustang teria perdido o controle e invadido pista contrária antes de bater em poste
Carro está no nome do irmão do motorista. Ele teria saído do local para buscar atendimento médico, segundo o familiar
Promotoria arquiva investigação sobre gastos no Ribas Folia 2023
Após análise, o Ministério Público não encontrou evidências de irregularidades ou superfaturamento nos gastos do evento
Blitz de conscientização destaca lutas da população negra contra o racismo em Campo Grande
A blitz de conscientização faz parte da programação do Novembro Negro e ao Dia da Consciência Negra
IFMS abre inscrições para 1,4 mil vagas em cursos técnicos a distância em 19 municípios
Para participar é necessário ter concluído o ensino médio até a data da matrícula
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.