Pular para o conteúdo
Cotidiano

Por melhores salários, trabalhadores da construção civil paralisam atividades nesta sexta-feira na capital

Campo Grande tem cerca de 30 mil trabalhadores no setor
Liana Feitosa -
Trabalhadores da construção. (Banco de imagens, Freepik)

Trabalhadores da de vão paralisar as atividades nesta sexta-feira (19), a partir das 7h, em reivindicação por melhores condições salariais e de no setor. Cerca de 300 profissionais vão participar da ação de protesto.

“É o início do movimento por toda a cidade em função do pesadelo com as negociações salariais da categoria”, classifica José Abelha, presidente do Sintracom (Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil e no Mobiliário de Campo Grande).

Segundo Abelha, que também é presidente da Fetricom-MS (Federação dos Trabalhadores na Construção Civil de Mato Grosso do Sul), o movimento de paralisação não será só em Campo Grande. “Daqui pra frente vamos fazer paralisações também em várias cidades do estado, como e Três Lagoas”, afirma. 

Ao todo, Campo Grande tem cerca de 30 mil trabalhadores no setor, sendo que 75% deles, cerca de 22.500, são profissionais com vínculo por meio do regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). 

“Hoje falta mão de obra no estado, por isso, muitos trabalhadores são de outras regiões do Brasil. Ter uma contraproposta de reajuste de salário tão somente repondo a é uma vergonha. Os patrões ofereceram 3,86% que é o índice do INPC. No Brasil, quase 80% dos acordos salariais de todas as categorias estão sendo fechados com índice acima da inflação acumulada, ou seja, com ganho real nos salários”, explica Abelha. 

Além de reajuste salarial, a categoria também reivindica atualização no vale-alimentação, assim como no 13° do vale-alimentação, auxílio saúde, e reajuste com ganho real nos salários. A data-base dos trabalhadores da construção civil é o mês de março.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Bombeiros, Samu e polícia estiveram no local

Loterias

Mega-Sena acumula, mas 60 sul-mato-grossenses acertam quadra

Próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Esportes

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

Conjunto foi o melhor na disputa geral, com soma de notas em 2 séries

Emprego e Concurso

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Vagas são temporárias