A PF (Polícia Federal) passou a disponibilizar acesso às imagens de satélite de alta resolução para municípios que têm sido atingidos, ou estão em risco, devido aos incêndios florestais registrados no Pantanal. Qualquer município de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, assim como órgãos estaduais, poderão solicitar acesso para o qual não será exigida contrapartida financeira.

O programa, financiado pelo Fundo Nacional de Segurança Pública e pela Polícia Federal, vai auxiliar os órgãos públicos na resposta a desastres naturais, fornecendo informações precisas e atualizadas sobre as áreas afetadas. 

A PF já integra o gabinete de crise contra os incêndios no Pantanal com o objetivo de responsabilizar criminalmente os responsáveis por ações ilícitas. 

Equipes de plantão operam em flagrante e em diligências de campo para localizar irregularidades. Além disso, o órgão comanda investigações em coordenação com outros órgãos federais e estaduais. 

Como usar a ferramenta

Para solicitar o acesso às imagens os órgãos públicos devem enviar um e-mail do gabinete da maior autoridade da instituição, por exemplo, do prefeito ou do gabinete do prefeito. O e-mail deve ser enviado para o endereço eletrônico brasilmais@pf.gov.br.

Na mensagem é necessário fornecer algumas informações básicas, como nome, sigla e endereço da instituição; nome, cargo e e-mail da maior autoridade e dos pontos focais; lista de usuários para acesso (nome, cargo, e-mail, telefone, lotação). Os dados podem ser complementados posteriormente.

O programa, chamado Brasil MAIS, não limita número de instituições, usuários ou acessos. A ferramenta produz imagens diárias e alertas de cicatriz de queimadas e focos de incêndio da região, o que pode contribuir para o planejamento e execução do combate aos incêndios.