PF libera programa de imagens de satélite para uso no combate aos incêndios do Pantanal
PF já integra o gabinete de crise contra os incêndios no Pantanal responsabilizando criminalmente responsáveis por ações ilícitas
Liana Feitosa –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A PF (Polícia Federal) passou a disponibilizar acesso às imagens de satélite de alta resolução para municípios que têm sido atingidos, ou estão em risco, devido aos incêndios florestais registrados no Pantanal. Qualquer município de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, assim como órgãos estaduais, poderão solicitar acesso para o qual não será exigida contrapartida financeira.
O programa, financiado pelo Fundo Nacional de Segurança Pública e pela Polícia Federal, vai auxiliar os órgãos públicos na resposta a desastres naturais, fornecendo informações precisas e atualizadas sobre as áreas afetadas.
A PF já integra o gabinete de crise contra os incêndios no Pantanal com o objetivo de responsabilizar criminalmente os responsáveis por ações ilícitas.
Equipes de plantão operam em flagrante e em diligências de campo para localizar irregularidades. Além disso, o órgão comanda investigações em coordenação com outros órgãos federais e estaduais.
Como usar a ferramenta
Para solicitar o acesso às imagens os órgãos públicos devem enviar um e-mail do gabinete da maior autoridade da instituição, por exemplo, do prefeito ou do gabinete do prefeito. O e-mail deve ser enviado para o endereço eletrônico brasilmais@pf.gov.br.
Na mensagem é necessário fornecer algumas informações básicas, como nome, sigla e endereço da instituição; nome, cargo e e-mail da maior autoridade e dos pontos focais; lista de usuários para acesso (nome, cargo, e-mail, telefone, lotação). Os dados podem ser complementados posteriormente.
O programa, chamado Brasil MAIS, não limita número de instituições, usuários ou acessos. A ferramenta produz imagens diárias e alertas de cicatriz de queimadas e focos de incêndio da região, o que pode contribuir para o planejamento e execução do combate aos incêndios.
Notícias mais lidas agora
- Idoso é encontrado morto após cair em lagoa no interior de MS
- Dívida de drogas teria motivado assassinato de ‘Pinguim’ em confraternização, segundo amigos
- Adolescente morre na Santa Casa dois dias após bater na traseira de carreta na BR-262
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
Últimas Notícias
Leila é reeleita presidente do Palmeiras e continua no comando do clube por mais três anos
Leila Pereira foi reeleita Presidente do Palmeiras, em São Paulo, na tarde deste domingo (24), e segue no comando do clube. A atual presidente do alvi-verde superou Savério Orlandi, que era único candidato da oposição. Conforme apuração dos números divulgados pelo Uol, a eleição terminou com 2.295 a 858 para a “Chapa 100 – Palmeiras…
Após trocar mensagens com garota de programa, homem é vítima de extorsão para não ter nome exposto
Ele realizou dois Pix de quase R$ 600, mas mulher exigia mais dinheiro
Corinthians chega a 6ª vitória consecutiva e segue firme em busca de vaga na libertadores 2025
Timão dominou e venceu Vasco por 3 a 1, na Neo Química Arena
Feira Indígena de Aquidauana é alvo de criminosos, que causaram diversos prejuízos
Ainda não se sabe ao certo a quantidade de itens roubados do local
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.