Perigosos? Campo Grande registra mais de 20 danos à fiação em semáforos por periquitos

Em período de reprodução, aves costumam forrar ninhos com fiação, deixando o trânsito complicado em alguns trechos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Animais acabam morrendo enquanto bicam a fiação (Divulgação, Agetran)

Além do furto da fiação elétrica, Campo Grande tem um novo “vilão” causando danos na rede de semáforos: os periquitos. Em 2024, mais de 20 casos de rompimento de fios deixaram a rede semafórica intermitente ou desligada.

Desde julho deste ano, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) identificou o crescimento nessas ocorrências e enfrenta esse problema pelos ataques de aves. As equipes identificam, diariamente, pelo menos um ataque de aves às fiações e ao sistema de abastecimento de energia dos semáforos.

Outras causas incluem quedas de energia, provocadas por problemas nas redes de abastecimento ou por variações climáticas. Segundo o diretor da Agetran, Paulo Silva, os danos são causados especificamente por periquitos, principalmente em áreas lineares, como na Viapark, Horto Florestal.

“Os periquitos atacam a fiação, procurando fios, para colocar no ninho em período de reprodução. Uns até morrem e outros sobrevivem. Eles bicam a fiação, chegamos a identificar o dano de aproximadamente 50 centímetros, o que causa o dano na placa de controle, um curto e derrete a placa”, exemplifica.

Agora, Agetran estuda maneira para evitar a morte das aves e os danos na fiação (Divulgação, Agetran)

Consequentemente, semáforos da cidade ficam desligados ou intermitentes. A manutenção exige reparo das equipes e gastos aos cofres públicos.

Em julho deste ano, o Jornal Midiamax havia noticiado sobre o caos no trânsito no cruzamento da Avenida Mato Grosso e a Rua Ceará, um dos principais cruzamentos da região central causado pelos semáforos desligados. Os fios foram destruídos por periquitos.

Segundo o diretor da pasta, para evitar o problema, a nova empresa, que venceu a licitação para realizar os reparos e manutenção na rede semafórica, estuda implantar uma placa de ferro nos pontos comuns danificados pelos pássaros.

“Temos dois problemas e estamos estudando a viabilidade. Na fiação subterrânea há o furto do ‘periquito homem’, pessoas que furtam os cabos; nesses locais de maior incidência de furto, colocamos a fiação mais alta. Agora, o próximo mecanismo de proteção dos cabos será instalar uma placa metálica que o bico dos periquitos não consegue afetar”, finaliza.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados

Triagem para atendimentos do Juizado Especial Federal Itinerante na Escola Nazaré (JFMS, Divulgação)