Emprego: MS registra alta, mas construção civil tem saldo negativo pelo 2º mês consecutivo

Setor de serviços é o campeão na geração de vagas em MS no mês de setembro

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
trabalhador
Trabalhador da construção civil (Arquivo, Jornal Midiamax)

Mato Grosso do Sul fechou o mês de setembro com saldo positivo de 0,28% na criação de empregos. Foram 33.272 admissões, contra 31.360 desligamentos, resultando num saldo de 1.912 vagas. Único setor a apresentar variação negativa foi o da construção civil, pelo segundo mês seguido.

Os dados fazem parte do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e foram divulgados na tarde desta quarta-feira (30) pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego, do Governo Federal.

Números dos setores

O setor de serviços é o campeão na geração de vagas, com 1.094 postos de trabalho no saldo, seguido do setor de comércio, incluindo o setor de reparação de veículos, com 653 vagas.

Já a construção civil, pelo segundo mês seguido, registrou o maior saldo negativo do estado: em setembro, o índice ficou em -705, o que representa fechamento de postos de trabalho.

A retração nesse setor é percebida desde agosto em MS. Ele foi o único com saldo negativo nos últimos dois levantamentos, e se deve à desmobilização na cidade de Ribas do Rio Pardo, com a construção de fábrica de celulose.

No acumulado do ano, de janeiro a setembro, Mato Grosso do Sul também registra variação positiva, de 3,96%, diante de 324.442 admissões e 298.363 desligamentos. Isso significa que o estado registrou saldo de 26.079 empregos formais com carteira assinada.

Destaques nas cidades 

Entre as cidades de MS, destacam-se Ribas do Rio Pardo, que teve a maior variação percentual no saldo de empregos, com variação negativa de 2,78%, o que corresponde a 364 vagas de trabalho formais encerradas.

Já Inocência se destaca pela maior variação percentual no saldo de empregos, fechando setembro com saldo positivo de 6,47%. Isso se deve ao fato de que ocorreram 391 admissões no mês, contra 254 demissões, resultado na variação.

O maior saldo positivo de empregos ficou com Campo Grande, com 818 vagas, seguido de Dourados, com 417 postos abertos.

Renda

Em relação à renda, o salário médio real de admissão nos últimos 12 meses em Mato Grosso do Sul, teve variação negativa. Ou seja, a renda encolheu no período.

De acordo com o levantamento do Caged, a variação de setembro em relação a agosto de 2024 foi de -0,80%, já em relação a setembro de 2023, foi ainda maior: -0,95%.

Veja o saldo de cada grupo de atividade em MS

Fonte: Caged – MTE – Setembro 2024.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados