Na véspera da comemoração do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, que também é padroeiro da cidade de Campo Grande, a comunidade católica local segue concentrada na produção do tradicional bolo que será servido na data.

Se no passado um grande bolo era repartido entre a população, atualmente ele é servido em potes, mudança feita a partir da pandemia do Covid-19. O tradicional anel escondido no bolo, porém, segue sendo uma das atrações da comemoração.

Segundo a organização, a produção segue acontecendo na Paróquia Santo Antônio e a expectativa é que 15 mil potes sejam produzidos, com possibilidade de ultrapassar essa previsão. Ainda há convites a serem vendidos e um lote será disponibilizado durante as festividades.

Os interessados podem garantir, de forma antecipada, a compra do bolo, dirigindo-se à secretaria da paróquia, localizada na rua 15 de Novembro, na esquina com a Av. Calógeras. Há também plantão de vendas após as missas. O valor é R$ 10 cada pote.

O Arraial de Santo Antônio começa neste 13 de junho, dia do santo, que também é padroeiro de Campo Grande. A programação segue até dia 16 de junho, com atividades religiosas, shows artísticos e praça de alimentação.

O bolo será também comercializado durante as festividades, que serão realizadas na Praça do Rádio Clube, mas em número limitado. No dia 13, a programação começa às 6h30 com a entrega do bolo no drive thru, para quem comprou de forma antecipada.

As 12 horas está prevista missa na Catedral para fiéis devotos (idosos, trabalhadores, PCDs em geral); às 18 horas sai a procissão da Catedral para a Praça do Rádio; às 19 horas acontece a Solene Missa de Santo Antônio; por fim, as 21 horas acontece show com o grupo Fraternidade São João Paulo II.

Diversos outros shows gratuitos também estão previstos, com artistas como Grupo Tradição e Munhoz e Mariano (12/06); João Haroldo e Betinho (13/06); Trio Violada e Tostão e Guarani (14/06); Max Gabriel e Marco Aurélio e Vitor Gregório (15/06); e Forró Ypê da Serra e Alex e Ivan (16/06).

Alianças nos bolos do santo casamenteiro

A venda do bolo de Santo Antônio já é uma tradição no município, local onde ele é o padroeiro. Isso porque o santo é conhecido por suas graças como casamenteiro e, neste ano, 2 mil alianças serão distribuídas entre os 15 mil potes.

Conforme a tradição, os sortudos que encontrarem as alianças são considerados agraciados pelo santo, podendo ser os próximos a alcançarem o desejo de conquistar um casamento.