Para impressionar olheiros e conquistar o ouro, campeonato reúne 1.200 atletas em Campo Grande

O evento é aberto ao público, com entrada gratuita

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Atletas disputam ouro na Iberleague (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Nesta quinta-feira (10), ocorre o primeiro dia de disputa da 2ª Iberleague MS (Liga de Futebol Infantojuvenil de Mato Grosso do Sul), no Centro Esportivo Beto Rezek. Ao todo, 1.200 atletas sul-mato-grossenses participam das disputas, somando 80 equipes de cidades como: Porto Murtinho, Corumbá, Aquidauana, Jardim, Bonito, Terenos, Campo Grande e Dourados. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Para os jogadores mirins e seus familiares, a oportunidade é única. Isso porque, além de competirem no esporte em que são apaixonados, o futebol, as crianças e pré-adolescentes têm a oportunidade de mostrar seus trabalhos para olheiros de 9 clubes grandes, como Fluminense, Internacional, Vasco da Gama, Coritiba, Bahia, Azures, Cosmopolitano, Cacarense e Avaí, além dos clubes internacionais.

Conforme Jane Figueiredo, coordenadora da Associação Atlética Gol Bonito, do município de Bonito, e um dos times que participa da competição, a expectativa para o campeonato é imensa. Em preparação para os jogos há 2 meses, os atletas encaram o TEC Falcões, clube de Terenos, na manhã desta quinta-feira (10).

A Associação Atlética Gol Bonito, nesta edição, é representada por 33 atletas mirins, de 8 a 10 anos. Nem mesmo a chuva impediu que a alegria e animação tomassem conta do público.

“Nosso coração fica a mil. Com certeza esperamos a vitória para hoje. Aqui somos uma família, todo mundo se ajuda. Não tem essa de torcer só pra um, a torcida é coletiva”, afirma Juliete Souza Peres, mãe de um dos atletas do time de Terenos.

Expectativa para os jogos

Conforme Juliete, ela já acompanhou o filho em uma Iberleague em Rondonópolis, quando ficaram em 3° lugar na competição. Com o desempenho dos mirins nos últimos jogos, ela aposta em 2×0 para o time do filho.

Índia Tapajoára Souza, mãe do goleiro Paulo Henrique, do Clube campo-grandense União ABC também está com grandes expectativas para o campeonato. Para ela, é emocionante ver o filho participando de um evento tão promissor, que abre as portas para tantos atletas mirins.

Paulo Henrique joga futebol desde os 5 anos. Na manhã desta quinta, ele defende seu time que joga contra o Aquidauana. “A paixão dele é ser goleiro. Ele se preparou muito, treinou bastante, mas o futebol é um esporte coletivo, todos trabalham juntos por um resultado”, pontua.

Familiares na torcida (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Premiações

Alexandre Rossettini, organizador da Iberleague, conta que mora em Santa Catarina e conheceu o campeonato lá. Como ele já havia morado aqui em Campo Grande, sabia que a cidade e o estado sempre tiveram bons atletas e aqui, o futebol poderia se desenvolver bastante. Foi então que decidiu trazer o Iberleague para Mato Grosso do Sul.

“Na primeira edição, tivemos um público de 2 mil pessoas por dia. Este ano queremos dobrar essa meta. Acreditamos, inclusive, que iremos superar o número de 4 mil pessoas, mesmo com a chuva”, afirma.

Conforme o organizador, a premiação dos times campeões será dividida em duas etapas. O segundo lugar levará um troféu de prata, enquanto o clube que garantir o primeiro lugar, levará o troféu de ouro. No entanto, todos os participantes, independentemente da colocação, receberão medalhas pela participação.

“Além disso, dentro do campeonato temos o Iberselect. Todos os atletas são ranckeados conforme desempenho e atitudes dentro de campo. Os melhores serão convidados para participar da Iberselect. Os selecionados participarão de uma semana de treinamento em um CT de São Paulo. Lá, serão avaliados, treinados e selecionados para disputar a Iberleague Cup, na Espanha”, explica.

Atletas se preparando para jogo (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Campeonato

Como nem tudo são flores, o organizador enfatiza que, embora Campo Grande tenha bons campos, há um problema nas estruturas internas, o que precisa ser melhorado. Ano que vem, ele espera que seja inaugurado um novo Centro de Treinamento, que deve colaborar no desenvolvimento dos atletas.

Geraldo Haralda, também organizador do evento em Campo Grande, explica que há um costume de diversos atletas sul-mato-grossenses deixarem o estado para jogar em outros lugares. Por isso, acredita que, se o campeonato acontece aqui, aumenta as chances de times locais terem bons atletas compondo os clubes.

“O campeonato foi programado e a chuva, apesar de ser muito boa, atrapalha um pouco o campo. Por isso, mantemos as orientações aos atletas, sobre a importância de ter cuidado. São mais de mil atletas, toda atenção é fundamental. Estamos reforçando isso com os pais também”, pontua.

Atletas de Terenos (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Serviço

O Iberleague acontece do dia 10 a dia 13, das 08h às 17h, com 8 jogos por campo. O Centro Esportivo Beto Rezek fica na R. Barrabas, 359, Jardim Parati. A entrada é gratuita.

Atletas e pais fugindo da chuva durante programação (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

arara ninho
bets
pais de autistas