Pular para o conteúdo
Cotidiano

Para agregar artesãos umbandistas, feira ‘Meus Axés’ acontece na praça do Preto Velho, em Campo Grande

Atualmente, mais de 300 visitantes passam pela feira
Jennifer Ribeiro, Lucas Caxito -
(Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Já virou tradição em : todo segundo domingo do mês é dia de Feira Meus Axés na Praça do Preto Velho, no Paulista, em Campo Grande. Organizada pela empresária Juliana Moraes, de 42 anos, a feira é um projeto social desenvolvido após a que abraça mulheres empreendedoras e expositores, em sua maioria, umbandistas. Atualmente, mais de 300 passam pela feira.

Juliana Moraes (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Como Juliana explica, ela já desenvolvia projetos que ajudavam mulheres que precisaram se reestruturar financeiramente após a pandemia da Covid-19. Como uma forma de abrir um espaço em que essas empreendedoras pudessem expor seus trabalhos e ganhar uma renda, decidiu fazer a primeira edição da feira, em maio de 2023, exatamente no mês do Preto Velho.

“Eu percebi que as mulheres do afro e umbandistas tinham muita dificuldade de se inserir nas feiras que já existiam por causa do preconceito religioso. Foi quando eu pensei na Praça do Preto Velho. Eu sou sacerdotisa de umbanda, e pensei ‘poxa, seria legal fazer uma feira na Praça do Preto Velho'”, explica.

Segundo a empresária, o maior diferencial da Feira Meus Axés é que juntos, os expositores formam uma cooperativa. “Nas feiras mais elitizadas, é visível o olhar das pessoas quando chega alguém vestindo uma estampa que remete a umbanda. Então isso foi me doendo e pensei que eu tinha que fazer alguma coisa. Eu, como sacerdotisa, também tenho que levantar a bandeira e pedir respeito”, pontua.

(Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Expositores

Therezinha Cardozo, 72 anos, é expositora da feira desde dezembro de 2023. Seu trabalho é focado em produtos naturais, como óleo de babosa, sabonetes de camomila e babosa com alecrim. Em todas as embalagens vêm com descrição de seus benefícios.

“Os sabonetes têm me surpreendido muito. Já faz três anos que estou fazendo e cada pessoa que compra volta depois falando que ajudou em alguma irritação ou problema na pele que estava tendo. Inclusive, uma senhora me procurou, porque não fica sem o sabonete de barbatimão. Ele foi muito bom para o cachorro dela que está com leishmaniose. Como ele é cicatrizante, ela disse que foi muito bom. É gratificante ver as pessoas voltarem e elogiarem”, afirma.

Na feira, dona Therezinha estava acompanhada por Diva Cardozo, de 55 anos, sua filha. A artesã também é expositora da feira desde dezembro e acompanha a em todas as feiras que ela decide participar.

“Meu trabalho é focado no artesanato. Quem me introduziu nas feiras foi a minha tia, e eu comecei fazendo as bonecas Abayomis. Abayomi significa encontro precioso, e eram amuletos que diminuíam a dor das crianças nos navios negreiros, feita com panos. Além disso, faço brincos e namoradeiras”, pontua.

(Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Feira acolhe a comunidade

Passeando pela feira, Edson Prado, de 48 anos, afirma que acha interessante e importante uma feira que abrace todos os expositores, mas especialmente os que também são umbandistas. Adepto da religião, ele vê este espaço como uma forma de anular todo o preconceito.

“A religião tem muito preconceito. As pessoas acham que existe sacrifício de humanos, sacrifício de animais domésticos e na umbanda não existe isso. A umbanda está para curar, para ajudar na evolução do ser humano”, explica. “Então eu acho a feira aqui muito importante. Que continue a feira aumentando a cada dia mais trazendo mais adeptos e artesões, e propagar a nossa religião”, afirma.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dono de padaria que discute rumos da política de Dourados disputa comando da Associação Comercial

Ex-diretor de Unei em MS acusado de peculato e desvio de combustível é condenado a prisão

“Até a última gota de sangue”: vereador promete combater veto a PL de internação involuntária

Acusado de matar Roseney em briga de sinuca alega legítima defesa para júri: ‘tem que levar tapa’

Notícias mais lidas agora

trechos urbanos br 163 campo grande ms

Concessão bilionária terá que resolver trechos urbanos, considerados os mais perigosos da BR-163

PGR denuncia Waldir Neves pela segunda vez por lavagem de dinheiro

superlotação janine cpi

Ex-prestador de serviços do Consórcio Guaicurus, Janine nega superlotação de ônibus

BR-163 em MS tem nove trechos interditados nesta terça-feira; confira

Últimas Notícias

Sem Categoria

Luiza Ribeiro elogia veto e diz que projeto de internação compulsória é inconstitucional

Para ela, o que falta em Campo Grande é a ampliação e qualificação da rede de atenção psicossocial. 

MidiaMAIS

Mulher misteriosa que alimenta gatos no antigo Incra sente a dor dos animais: ‘é cruel, muito cruel’

Confira como ajudar a causa da voluntária e tudo o que ela faz pelos animais de rua em Campo Grande

Famosos

Latino expõe dependência química do filho e o acusa de extorsão: ‘Estou cansado’

Latino botou a boca no trombone e revelou que tem sido extorquido pelo filho que lida com dependência química; entenda a situação

Transparência

Prefeitura firma convênio de R$ 6,3 milhões com hospital espírita para atendimento psiquiátrico

A Prefeitura de Campo Grande firmou convênio no valor de R$ 6,39 milhões com o Hospital Nosso Lar, mantido pelo Centro Espírita Discípulos de Jesus, para prestação de serviços em saúde mental voltados a usuários do SUS. O extrato foi publicado com data de celebração em 5 de março de 2025 e validade de 12 … Continued