Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pais de crianças autistas protestam após corte de profissionais de apoio em Amambai

Conforme relatos, os profissionais de apoio foram dispensados sem justificativa e centenas de alunos estão sem ir à escola
Lethycia Anjos -
Laudo médico para TEA pode ter validade indeterminada em MS. (Foto: Unicef/ONU)
Ilustrativa (Foto: Unicef/ONU)

Um grupo formado por pais de crianças autistas organizou um protesto após a Secretaria de de , a 341 km de , dispensar profissionais que atuam na assistência de estudantes com deficiência em escolas do município. O protesto ocorrerá nesta quinta-feira (10), às 13h, em frente ao Ministério Público de Amambai.

Conforme relatos recebidos pelo Jornal Midiamax, a situação iniciou na última quarta-feira (9), quando a prefeitura do município anunciou a dispensa dos professores de apoio. Segundo os pais, a decisão afeta mais de 100 estudantes.

Natanny é mãe de uma criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Ela explica que seu filho precisa de auxílio contínuo para realizar atividades básicas como se alimentar e ir ao banheiro. Sem o profissional de apoio fica impossível mandar o filho para a escola.

“Os professores receberam apenas um áudio informando a demissão. Durante a aula informaram os alunos e as escolas ligaram para os pais avisando que não teriam mais professor de apoio. Estou sem mandar meu filho para escola por isso”, relatou.

Outro pai, que preferiu manter o anonimato, contou que, após a decisão, diversas famílias se mobilizaram para pressionar a prefeitura a reverter a medida.

“O desligamento desses profissionais pode trazer traumas aos nossos filhos. Há um vínculo criado por eles com esses professores, são como parte da família”, ressaltou.

Grupo de pais
Grupo de pais (Fala povo)

Lei garante professores de apoio

Vale lembrar que, a lei 12.764/2012 determina a presença de um professor de apoio especializado para alunos com Transtorno do Espectro Autista e estabelece a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA.

A lei garante que:

  • Os sistemas de ensino devem matricular os alunos com TEA nas classes comuns do ensino regular.
  • Os alunos com TEA têm direito a um professor de apoio especializado ou professor auxiliar.
  • A escola é responsável pelos custos financeiros da contratação e manutenção do profissional.

“O ano letivo ainda não terminou. Essas crianças estão sendo prejudicadas, pois precisam muito de suporte. A legislação garante a permanência em sala de aula de uma professora de apoio às crianças com deficiência. Muitas crianças apresentam diagnóstico de crises de epilepsia”, disse uma das mães.

O que diz a prefeitura?

Em nota, a Prefeitura de Amambai esclareceu que as exonerações recentes, realizadas no âmbito da administração municipal, em especial na área da educação, fazem parte de um procedimento padrão ao final de gestões, conforme previsto em lei.

“Reafirmamos que nenhum aluno ou qualquer outro serviço prestado pela Prefeitura será desassistido. Contamos com um quadro de professores e profissionais aptos a serem remanejados, garantindo a continuidade das atividades escolares e de as demais áreas, assegurando o bem-estar dos estudantes e da população”.

Além disso, a Secretaria Municipal de Educação informou que realizou uma reorganização dos profissionais de apoio, que levou em consideração que muitos estudantes que anteriormente necessitavam desse acompanhamento na sala regular, agora conseguem acompanhar a turma com o suporte das professoras regentes.

“Após essa análise, foram mantidos 27 profissionais de apoio qualificados para atender alunos com NEE (Necessidades Educacionais Especiais) que requerem maior atenção e cuidados, como estudantes com deficiência física, intelectual, surdez ou perda auditiva, paralisia cerebral, baixa visão e “, disse a prefeitura.

Conforme a prefeitura, não procede à informação veiculada nas de que todos os profissionais de apoio foram retirados.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Denzel Washington discute com fotógrafo no tapete vermelho de Cannes

MS poderá ter mais de 1 mil novos imóveis pelo Minha Casa, Minha Vida

Mulher é arrastada e trancada no banheiro de casa durante roubo em Naviraí

Ex-chefe da Aeronáutica reafirma apoio da Marinha em trama golpista

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

cedraz ministro tcu

Ministro do TCU destaca incertezas em proposta de leilão da BR-163 e histórico falho da CCR

cpi bets

‘Tiros contra mim’, diz Soraya sobre possível extorsão para não convocar empresários na CPI das Bets

Últimas Notícias

Cotidiano

Município manda Consórcio Guaicurus tirar 98 ônibus velhos das ruas em um mês

Empresários do ônibus terão que pagar multa de 5% sobre a receita diária

Brasil

Inelegível, Bolsonaro reafirma em vídeo que tentará ser candidato em 2026

O ex-presidente também afirma que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), buscará a reeleição

Transparência

Justiça afasta servidores aprovados em concurso investigado por fraude em MS

Investigação está no contexto da Operação Sommelier, deflagrada pelo Gecoc e Gaeco.

Cotidiano

Associação emite nota de repúdio após conselheira tutelar ser agredida com golpes de foice em MS

Vítima estava com mais 3 conselheiros, que sofreram lesões leves durante perseguição do agressor