Pacientes que tinham agendamento marcado para esta quinta-feira (10) no CEM (Centro de Especialidades Médicas), em Campo Grande, alegam que não foram avisados sobre o ponto facultativo decretado pela Prefeitura da Capital.
“Tem gente que veio de fora, tem gente aqui faz horas sentadas aqui. Dá até dó. Eu com uma dor na minha perna; tanto tempo esperando por essa consulta e quando chega está fechado o tempo. E quem marcou a consulta, o que vai fazer?”, diz uma paciente idosa.
Victor Hugo Brites, de 20 anos, levou o avô, de 58, para uma consulta ao cardiologista e conta que muitas pessoas foram pegas de surpresa. “Pagamos 20 reais e vamos pagar para voltar mais 20. E segunda para remarcar novamente. Muitas pessoas tinham atendimento hoje”, diz ao Jornal Midiamax.
Sesau alega que tentou avisar pacientes
Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) diz que o decreto de ponto facultativo foi publicado com antecedência e amplamente divulgado. Apenas as unidades de urgência e emergência funcionam nesta quinta e sexta-feira (11).
A secretaria reitera que em ocasiões como esta de ponto facultativo, foi orientado a todas às equipes informarem os pacientes sobre o decreto e o reagendamento dos exames e consultas previstos para esta quinta-feira.
“A Sesau esclarece que as equipes das unidades tentaram contato via telefone, mas que não conseguiram avisar alguns pacientes. Por isso, a Sesau tem reforçado insistentemente a necessidade dos usuários atualizarem o cadastro nas unidades de saúde, como número de telefone e endereço, para facilitar a comunicação entre a unidade e os pacientes referente aos serviços prestados”, traz o texto.
A Secretaria ainda ressalta que nenhum paciente será prejudicado, visto que aqueles que as equipes não conseguiram contato para informar sobre o reagendamento, serão informados sobre o mesmo.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.