Pular para o conteúdo
Cotidiano

Onda de calor altera rotina de escolas de MS e suspende aulas esportivas ao ar livre

Cuidados com a saúde devem ser redobrados, como beber muita água e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia
Priscilla Peres -
Sol quente vai predominar pelos próximos dias. (Foto: Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

Mato Grosso do Sul vive nesta semana a segunda onda de calor de 2024, com temperaturas até 5°C acima da média. Com o calorão é importante redobrar cuidados com crianças, por isso a rotina escolar é alterada, principalmente em relação à prática de atividades físicas.

De acordo com a Semed (Secretaria Municipal de Educação), nesse período de temperaturas elevadas, os professores orientam os alunos quanto à hidratação constante e o cardápio é priorizado para sucos, frutas, saladas e alimentos refrescantes.

Além disso, os professores de Educação Física optam pela redução das aulas práticas e atividades mais leves. A orientação para as unidades é que mantenham portas e janelas abertas para uma melhor ventilação.

Estado segue protocolo de calor

Assim como em , a secretaria estadual de educação afirma que enviou uma Comunicação Interna para todas as unidades escolares da Rede Estadual de Ensino, com o intuito de reiterar as orientações já encaminhadas anteriormente em relação a dias de calor.

As recomendações são:

– Suspender exercícios físicos e exposição solar nos momentos mais quentes do dia (entre as 10h e 16h), a partir desta terça-feira (12/03/2024), até o final do período de calor extremo, com o monitoramento dos alertas emitidos pelos Institutos de Meteorologia; nos demais horários, os professores deverão priorizar a realização de atividades em locais com sombra e ventilação ou arborizados;

– Adequar as atividades físicas para que não exijam muito movimento e desidratação, com pausas para hidratação e descanso; Além disso, solicitar aos estudantes e servidores que levem recipientes (garrafas) com água, liberando-os sempre que houver a necessidade de reposição; 

– Oferecer alimentação mais leve aos estudantes, dando preferência aos alimentos in natura, tais como verduras, legumes, frutas e outros que possuam bastante água em sua composição; 

– Caso algum estudante ou servidor passe mal em razão das altas temperaturas, a escola deve seguir o protocolo já utilizado na REE, com o encaminhamento do aluno ou servidor para um local com boa ventilação. No caso do estudante, ligar para os pais/responsáveis e, se necessário, acompanhar até a Unidade de Saúde mais próxima.

Calor pode chegar aos 40°C nesta terça-feira

Em Mato Grosso do Sul, a previsão para esta terça-feira (12) indica muito calor, com temperaturas que podem atingir até 40°C. Além disso, uma massa de ar seco contribui para a baixa umidade relativa do ar, que varia entre 15 e 35% ao longo do dia.

Na segunda-feira (11), Mato Grosso do Sul teve as três cidades mais quentes do país, com máxima que chegou a 38,4°C em .

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), as regiões sul, sudoeste, sudeste e leste devem ser as mais atingidas pela nova onda de calor. Por isso, os cuidados com a saúde devem ser redobrados nestes locais, como beber muita água e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido pela PRF na BR-463 por 30 quilômetros e colide com poste

Caminhoneiro perde controle, sobe em canteiro e acerta poste de iluminação em MS

Oficina mecânica é alvejada com disparos de pistola 9 milímetros em Dourados

Casais de idosos são alvo de golpes de vizinha que desviou R$ 30 mil de aposentadorias em MS

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Últimas Notícias

Polícia

Faxineira é ferida a tiros na perna por espingarda durante limpeza de casa em MS

Arma disparou quando mulher jogou-a na cama

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Governo do Brasil aproveitou imbróglio com os EUA para enviar ao Congresso o texto do acordo de sede da COP30

São 20 anexos detalhando obrigações técnicas e operacionais impostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) ao Brasil

Bastidores

[ BASTIDORES ] Selfie com tornozeleira agita corredores em Brasília

Oposição se reuniu para traçar metas após medidas contra Jair Bolsonaro

Sérgio Cruz - O dia na história

1931 – Termina questão do barão de Antonina, 56 anos depois de sua morte

É definitivamente encerrada a chamada Questão Antonina, iniciada em 1906 por João Abbot