Pular para o conteúdo
Cotidiano

Onda de calor altera rotina de escolas de MS e suspende aulas esportivas ao ar livre

Cuidados com a saúde devem ser redobrados, como beber muita água e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia
Priscilla Peres -
Sol quente vai predominar pelos próximos dias. (Foto: Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

Mato Grosso do Sul vive nesta semana a segunda onda de calor de 2024, com temperaturas até 5°C acima da média. Com o calorão é importante redobrar cuidados com crianças, por isso a rotina escolar é alterada, principalmente em relação à prática de atividades físicas.

De acordo com a Semed (Secretaria Municipal de Educação), nesse período de temperaturas elevadas, os professores orientam os alunos quanto à hidratação constante e o cardápio é priorizado para sucos, frutas, saladas e alimentos refrescantes.

Além disso, os professores de Educação Física optam pela redução das aulas práticas e atividades mais leves. A orientação para as unidades é que mantenham portas e janelas abertas para uma melhor ventilação.

Estado segue protocolo de calor

Assim como em , a secretaria estadual de educação afirma que enviou uma Comunicação Interna para todas as unidades escolares da Rede Estadual de Ensino, com o intuito de reiterar as orientações já encaminhadas anteriormente em relação a dias de calor.

As recomendações são:

– Suspender exercícios físicos e exposição solar nos momentos mais quentes do dia (entre as 10h e 16h), a partir desta terça-feira (12/03/2024), até o final do período de calor extremo, com o monitoramento dos alertas emitidos pelos Institutos de Meteorologia; nos demais horários, os professores deverão priorizar a realização de atividades em locais com sombra e ventilação ou arborizados;

– Adequar as atividades físicas para que não exijam muito movimento e desidratação, com pausas para hidratação e descanso; Além disso, solicitar aos estudantes e servidores que levem recipientes (garrafas) com água, liberando-os sempre que houver a necessidade de reposição; 

– Oferecer alimentação mais leve aos estudantes, dando preferência aos alimentos in natura, tais como verduras, legumes, frutas e outros que possuam bastante água em sua composição; 

– Caso algum estudante ou servidor passe mal em razão das altas temperaturas, a escola deve seguir o protocolo já utilizado na REE, com o encaminhamento do aluno ou servidor para um local com boa ventilação. No caso do estudante, ligar para os pais/responsáveis e, se necessário, acompanhar até a Unidade de Saúde mais próxima.

Calor pode chegar aos 40°C nesta terça-feira

Em Mato Grosso do Sul, a previsão para esta terça-feira (12) indica muito calor, com temperaturas que podem atingir até 40°C. Além disso, uma massa de ar seco contribui para a baixa umidade relativa do ar, que varia entre 15 e 35% ao longo do dia.

Na segunda-feira (11), Mato Grosso do Sul teve as três cidades mais quentes do país, com máxima que chegou a 38,4°C em .

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), as regiões sul, sudoeste, sudeste e leste devem ser as mais atingidas pela nova onda de calor. Por isso, os cuidados com a saúde devem ser redobrados nestes locais, como beber muita água e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsonaristas manifestação

Bolsonaristas rezam pai nosso em ato pela anistia e contra o STF em Campo Grande

Morto no centro de Campo Grande foi atingido por 13 golpes de faca

(Rafael Rodrigues, EC Bahia)

Bahia goleia Confiança e garante pentacampeonato da Copa do Nordeste

Bia Haddad estreia no SP Open contra adversária do qualifying

Notícias mais lidas agora

‘Santo da geração millennial’: Canonização de Carlo Acutis em Campo Grande é marcada por fé

O milagre em Mato Grosso do Sul que possibilitou canonização de Carlo Acutis

Adolescente é morto a tiros e irmão fica ferido na Vila Nhanhá

Defesa de fazendeiros em Goiás contesta decisão sobre quilombolas

Últimas Notícias

Cotidiano

Bicicleta quebra ao cair em buraco e jovens batem a cabeça em Campo Grande

Duas ambulâncias foram chamadas para atender a ocorrência

Esportes

Jogadores do Brasil destacam desafio de jogar na altitude da Bolívia

Seleção brasileira terá de lidar com efeitos dos 4.150 metros

Brasil

Valdemar, cacique do PL, disse já contar com PP, União e PSD pela aprovação da anistia aos condenados pelo 8 de janeiro

Chefe do PL mira a aprovação do projeto de olho em candidatura de Jair Bolsonaro, em prisão domiciliar e prestes à condenação

MidiaMAIS

Como parte do corpo de São Carlo Acutis foi parar em Mato Grosso do Sul após exumação

Padre queria trazer o coração inteiro de Carlo Acutis para a capital Campo Grande