Servidores da sede da SES (Secretaria Estadual de Saúde), no Parque dos Poderes, ficaram intrigados na manhã desta sexta-feira (25) com o surgimento de pegadas “gigantes” nos fundos da repartição, cogitando até o passeio de uma onça.
Segundo uma servidora, os trabalhadores ficaram assustados com as marcas. Uma régua indicava a grandeza do animal. “Semelhantes de onça”, disse.
O biólogo e coordenador do Projeto Jaguatiricas, Henrique Villas Boas Concone, tranquiliza a população afirmando que não é um felino. “São pegadas de anta. Mas mesmo que fosse onça, não teria problema também”.
Antas na área urbana
A INCAB (Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira) alerta que, apesar da aparição frequente de antas no perímetro urbano, se aproximar do animal silvestre pode ser perigoso.
A recomendação é não se aproximar de animais silvestres. “Antas são animais silvestres e têm instintos e isso significa que limites devem ser sempre respeitados. A anta é o maior mamífero terrestre da América do Sul e pode chegar a 300 kg, de forma que, sim, as antas podem atacar e machucar humanos”.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.