Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta sexta-feira (21) aponta que o Estado de Mato Grosso do Sul é o segundo do país onde as pessoas mais trabalham em seus próprios veículos, categoria na qual se inclui os motoristas e entregadores de aplicativos.

A PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE revelou um aumento no número e percentuais de pessoas nesta situação, em relação a anos anteriores. Além disso, a pesquisa apresentou dados de associação de trabalhadores a sindicatos, número de empregadores registrados no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), e associações a cooperativas.

Dentre as pessoas que trabalham em seus veículos, observou-se que no ano de 2023, foram registradas 79 mil indivíduos que tinham como seu local de trabalho seu próprio veículo, o que correspondia a 7% das pessoas ocupadas.

Na comparação entre as unidades federativas, Mato Grosso do Sul tem o segundo maior percentual de pessoas ocupadas que exercem sua função em veículo próprio. Em primeiro fica o Acre, com 7,2% e em terceiro o Amazonas, com 6,7%. O menor percentual foi registrado em Mato Grosso, com 2,8%.

Quando comparado a 2022, 64 mil pessoas (5,7% das ocupadas) se encontravam nesta situação. Já em 2012, foram registrados 34 mil trabalhadores que utilizavam seu veículo, o que correspondia a 3,7% das pessoas ocupadas na época. Com isso, na comparação com 2023, houve um crescimento de 132% entre os dois períodos.

A PNAD contínua também levantou os demais locais de trabalho dos entrevistados. No Estado, do total de 1,12 milhão de pessoas ocupadas, a maioria trabalhava em estabelecimento do próprio empreendimento.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.