Pular para o conteúdo
Cotidiano

“Nem dipirona tem”: Pacientes reclamam de falta de medicamentos há 1 mês em UBS de Campo Grande

Com remédios em falta na farmácia pública, moradores dizem que o jeito é “se virar nos 30”
Clayton Neves -
Letra 'F' indica falta de dipirona em gotas e ibuprofeno. (Foto: Fala Povo)

Desde o mês passado, pacientes atendidos pela UBS (Unidade Básica de Saúde) do Nova relatam peregrinação por medicamentos básicos, inclusive, dipirona em gotas, um dos mais comuns e receitados nos consultórios. Com remédios em falta na pública, moradores afirmam que o jeito é “se virar nos 30” e “pôr a mão no bolso” para não ficar sem tratamento adequado. 

“Fui com meu com 38 graus de febre e para minha surpresa não tinha dipirona. Perguntei pra atendente e ela disse que está em falta em todas as unidades. Eu fui até a farmácia às 4h da manhã, comprei e voltei ao posto nova Bahia pra terminar o atendimento”, comentou leitora do Jornal Midiamax

A situação enfrentada pela moradora aconteceu no dia 18 de janeiro. Nesta segunda-feira (19), ela retornou até a UBS e percebeu que a situação continua a mesma. “Hoje voltei com meu bebê ao posto nova Bahia e não tem medicamento. Meu bebê de 10 meses com febre”, afirma. 

Em uma receita médica enviada pela denunciante, é possível notar uma letra ‘F’ em caneta vermelha, indicando a falta de ibuprofeno e dipirona em gotas, receitados para dor e febre no recém-nascido. “É revoltante essa falta de medicamentos”, conclui a moradora.

Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) disse que, “atualmente, o município está com cerca de 80% do estoque de medicamentos abastecido, sendo que, todos os medicamentos que estão em falta estão em processo de compra”.

“Há ainda indisponibilidade de alguns itens no mercado, bem como atraso na entrega e entraves de ordem burocrática que acabam prejudicando a regularidade no fornecimento. No entanto, o município está empenhado em dar celeridade em todos estes processos para assegurar a assistência necessária e que não haja prejuízos no tratamento dos pacientes. Cabe ressaltar ainda que há mais de 40 itens (medicamentos) que são fornecidos gratuitamente através do programa Farmácia Popular, incluindo fármacos para tratamento de asma, diabetes, hipertensão, entre outros”, finalizou. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista cai na pista em acidente entre motos e morre atropelado por carreta

Homem é preso por agredir cunhada durante bebedeira

Anac autoriza pela 1ª vez empresa a operar voo de balão

loteria

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 33 milhões no próximo sorteio

Notícias mais lidas agora

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Juíza condena sete por caso de roubo de propina flagrada na Vostok

tereza rueda

União Progressista anuncia saída da base de Lula em coletiva com Rueda e Tereza Cristina

Empresário transfere R$ 1 milhão para Pix errado em MS

Últimas Notícias

Brasil

Senado aprova projeto do devedor contumaz após operação da PF contra crime organizado

O texto vai à Câmara dos Deputados

Cotidiano

VÍDEO: Jaguatirica acuada em depósito mobiliza operação para resgate

Foi utilizado rede de captura e gaiola de transporte específica

Polícia

Por ciúmes, mulher ficou em estado gravíssimo ao ser atacada a golpes de tesoura

Conforme informações, o caso teria ocorrido por ciúmes

Brasil

Câmara aprova regras para conservação e uso sustentável do Pantanal

De autoria do Senado, o Projeto de Lei 5482/20 será enviado à sanção presidencial