Confira como justificar a ausência de voto no 1º turno das eleições em MS

Eleitor tem até o dia 5 de dezembro para justificar ausência de voto

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Eleições municipais 2024 (Foto: Arquivo, Midiamax)

Neste domingo (6), é dia de eleição em todo o país, mas eleitores que não estiverem no domicílio eleitoral — onde mora ou tem vínculos —, não poderão votar. Isso porque a Justiça Eleitoral não permite voto em trânsito para eleições municipais.

Nesse caso, quem não estiver na cidade onde vota, precisará justificar o voto. A Justiça Eleitoral recomenda que a justificativa seja feita ainda no domingo. No entanto, o eleitor terá até o dia 5 de dezembro para justificar a ausência às urnas no 1º turno.

No domingo de eleição é possível justificar o voto pelo aplicativo e-Título, ou em qualquer local de votação na cidade onde estiver.

Já as justificativas posteriores a data do 1º turno podem ser feitas no aplicativo e-Título, autoatendimento eleitoral, no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Sistema Justifica e atendimento presencial nos cartórios eleitorais.

Para justificar o voto, o eleitor precisa apresentar documento que comprove o motivo alegado para a ausência. Quando a justificativa é feita no dia do pleito, não há necessidade de comprovar o motivo da ausência.

🔵 A maior cobertura das Eleições Municipais 2024 em Mato Grosso do Sul

Confira no Jornal Midiamax a cobertura completa do segundo turno das Eleições Municipais de 2024 no Estado. Ao todo, mais de 646 mil eleitores estão aptos a comparecer às urnas neste domingo (27).

Conteúdos relacionados

grávida
corumbá