Mutirão de conciliação da Justiça Federal vai realizar 2.500 audiências em 5 dias; veja como participar
Em 2023, conciliações renderam R$ 27 milhões em acordos na Justiça Federal
Liana Feitosa –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Entre os dias 4 e 8 de novembro, a Justiça Federal participa da 19ª Semana Nacional da Conciliação. O mutirão busca a solução consensual de litígios nas Justiças Estadual, Federal e do Trabalho.
Aqui, o TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), que abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, vai promover atendimentos virtuais e presenciais nas sedes das Cecons (Centrais de Conciliação).
Processos alvo de conciliação
Durante os cinco dias da campanha estão previstas audiências sobre diferentes matérias, como questões bancárias; demandas que envolvem conselhos de classe profissional e associados, com o objetivo de regularizar situações que possibilitem a esses profissionais o retorno ao exercício de suas atividades; e acordos de não persecução penal, integrando a Justiça Criminal às ações da Semana Nacional de Conciliação.
No ano passado, a Justiça Federal da 3ª Região realizou 1.800 audiências e homologou 1.021 acordos em São Paulo e Mato Grosso do Sul, no valor total de aproximadamente R$ 27 milhões.
Durante a semana, o Gabinete da Conciliação do TRF3 irá homologar acordos envolvendo pensão estatutária e pagamento de expurgos inflacionários a clientes da Caixa Econômica Federal, decorrentes de processos ajuizados no início da década de 1990, muitos deles relacionados a quem busca a correção de valores de cadernetas de poupança.
Além das audiências, serão realizados atendimentos direto à população, fornecendo informações sobre direitos, deveres e serviços públicos disponíveis.
Também será oferecida orientação sobre locais que prestam assistência jurídica gratuita, garantindo a ampliação do acesso à Justiça para os que não possuem condições de arcar com os custos processuais.
Como participar
Na página da campanha da Justiça Federal da 3ª Região na internet é possível encontrar mais informações e solicitar audiência por meio do link “Concilie seu processo”.
Os interessados que não conseguirem participar da 19ª Semana Nacional da Conciliação terão seus pedidos analisados para inclusão em futuras pautas de audiências, que ocorrem continuamente nas Centrais de Conciliação.
As Cecons da Justiça Federal da 3ª Região atuam de forma permanente e atendem aos cidadãos, promovendo ações de incentivo à autocomposição de litígios e à pacificação social por meio de conciliação, mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
Notícias mais lidas agora
- Após alerta da Sesau, casos de Hepatite A sobem para 79 em Campo Grande
- VÍDEO: Atirador fez disparos contra ‘Calcinha’ na frente de crianças em conveniência no Caiobá
- Pai de motorista de Porsche que matou motoentregador pede restituição do carro
- Confira as regras: Refis da Prefeitura de Campo Grande começa dia 4 com descontos de até 80%
Últimas Notícias
Com drone, rapaz é preso tentando arremessar maconha e cocaína para a Máxima
Ele contou que alugou uma casa na região para guardar a droga
Caso Eldorado vai parar em comissão especial do TJSP
Nas mãos do TJ-SP A ministra Nancy Andrighi, do STJ, determinou que o Tribunal de Justiça de São Paulo julgue a reclamação apresentada pela J&F Investimentos, que pede a nulidade de uma sentença de 1ª instância, proferida enquanto o processo sobre a venda da Eldorado Brasil Celulose estava suspenso pelo próprio tribunal. A J&F pedia…
[ BASTIDORES ] Cafézinho após operação vira conteúdo no interior de MS
Deputados estão de olho em cargos na Alems e fora da Casa de Leis
Motorista de aplicativo é feito refém por dupla durante assalto no Los Angeles em Campo Grande
Motorista de aplicativo teve uma arma apontada para a cabeça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.