Pular para o conteúdo
Cotidiano

MPT-MS se reúne com instituições para discutir medidas preventivas contra trabalho escravo

Participam da reunião membros da OAB-MS e representantes da Famasul e Superintendência Regional do Trabalho
Monique Faria -
Reunião entre MPT-MS e instituições. (Divulgação, MPT-MS)

O MPT-MS (Ministério Público do de Mato Grosso do Sul) se reuniu com membros da Famasul (Federação de e Pecuária de Mato Grosso do Sul), OAB-MS (Ordem dos Advogados de MS) e Superintendência Regional do Trabalho, nesta terça-feira (20), para discutir medidas preventivas contra o no estado.

Na reunião, foi enfatizado o papel das instituições em promover ações que coíbam a incidência deste tipo de crime, mais frequente em propriedades rurais na região do Pantanal.

De acordo com o procurador do Trabalho, Paulo Douglas Almeida de Moraes, a cooperação entre as instituições, visto que o setor rural é o principal foco desse tipo de ocorrência.

“Nós identificamos que o setor rural é o principal foco de ocorrências desse tipo. Diante disso, estamos buscando o apoio do setor produtivo do Estado, especialmente da Famasul e do Senar a fim de implementar, efetivamente, a promoção de boas práticas, visando reduzir a incidência desse crime, uma vez que nosso objetivo é a completa erradicação do trabalho escravo contemporâneo.”

Outra questão levantada durante a reunião foi a falta de uma política de compliance nas propriedades para que os empregadores estejam em conformidade com as leis federais ou as políticas corporativas que regem esta atividade econômica.

O superintendente Regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Alexandre Cantero, ressaltou as consequências para os produtores rurais envolvidos em casos de trabalho escravo.

“É viável realizar um trabalho pioneiro para engajar mais produtores e a sociedade na erradicação dessa chaga social que é o trabalho escravo contemporâneo. Isso é evidenciado pelos casos em que o produtor rural, por negligência, foi incluído na ‘lista suja’ do cadastro de empregadores. Como resultado, enfrenta dois anos de impedimento ao acesso a financiamento público. Portanto, essa iniciativa se mostra extremamente relevante”, constatou.

Os próximos passos serão a celebração de um Termo de Cooperação Técnica entre o MPT-MS e as instituições presentes, e a adesão de outros parceiros, como o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e outras entidades da sociedade civil.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina