Pular para o conteúdo
Cotidiano

MPT-MS quer que sindicatos patronais aceitem atestados emitidos por enfermeiros para abono de faltas de trabalhadoras

Trabalhadoras não estavam comparecendo às consultas de pré-natal por falta de liberação de seus empregadores
Liana Feitosa -
Medida visa proteger os direitos das trabalhadoras (Divulgação MPT-MS).

O MPT-MS (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul) publicou recomendação para sindicatos patronais para que incluam, em seus instrumentos coletivos, cláusula autorizando a ausência ao serviço de trabalhadoras para realização de exames pré-natais e preventivos de câncer com abono dessa falta sem ocorrência de desconto em suas remunerações. 

A recomendação, destinada a empregadores de trabalhadoras vinculadas ao comércio, ao ramo de asseio e conservação e às indústrias da alimentação, entre outros negócios, tem o objetivo de diminuir os prejuízos a essas profissionais, e também aos profissionais da enfermagem.

No texto, o procurador do Trabalho Jeferson Pereira pontuou que muitas trabalhadoras necessitam de atestado para justificar ausência ao trabalho e, quando atendidas por profissionais de enfermagem, têm dificuldade de acessar esse documento para justificar o não comparecimento ao serviço, o que lhes prejudica e afeta políticas públicas, além de afetar o próprio exercício profissional da enfermagem. 

“Negar esse direito, em decorrência do atendimento pelo profissional enfermeiro, gera uma desigualdade entre as pacientes”, entende Pereira.

Assim, a Recomendação nº 2.726/2024 prevê que, quando as trabalhadoras recorrerem a atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde), as declarações de comparecimento emitidas por profissionais de enfermagem tenham o mesmo valor probante dos atestados médicos para fins de abono do respectivo período de ausência ao serviço.

A recomendação deverá ser acatada imediatamente pelos sindicatos. Caso não observem o que foi determinado, as entidades ficam sujeitas à adoção das medidas legais cabíveis.

Exames pré-natais

Em maio deste ano, o MPT-MS instaurou procedimento administrativo após receber informações do Cerest (Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador), na cidade , a 230 km de , de que trabalhadoras não estavam comparecendo às consultas de pré-natal por falta de liberação de seus empregadores ou, quando havia autorização, as ausências precisavam ser repostas ou descontadas do salário.

Além disso, a primeira consulta para abertura do pré-natal é realizada, principalmente, por meio de atendimento com profissional da enfermagem, que é autorizado apenas a emitir declaração de comparecimento, e não atestado para fins trabalhistas.

Com o objetivo de solucionar esse problema, o MPT-MS emitiu a Recomendação nº 2.726/2024, que se baseou em cláusula prevista na Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2024 pactuada em Mato Grosso do Sul entre o Sindicato dos Oficiais Práticos e Funcionários de Farmácia e Drogarias e o Sindicato dos Varejistas de Produtos Farmacêuticos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após ‘cair’ em blitz com moto de idoso, jovem é encontrada morta em Bela Vista

futebol ato atleta

Ato de solidariedade: times se unem em apoio à atleta trans após desistência de adversárias

Acidente no set de Duro de Matar teria agravado demência de Bruce Willis

Incêndio próximo ao Aeroporto dura mais de 24h e já atingiu 3 hectares

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

Bolsonaro deixa prisão domiciliar e segue para hospital com escolta da PF

Acidente que matou três da mesma família teria ocorrido após quebra da direção, diz parente

Últimas Notícias

Brasil

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Jair Bolsonaro (PL) retornou para prisão domiciliar neste domingo (14). Ele deixou hospital após série de atendimentos. O médico do ex-presidente, Cláudio Birolini, afirmou que o militar possui princípio de anemia. Assim, lembrou que a condenação deixou o ex-presidente fragilizado. “Ele é um senhor de 70 anos, que passou por diversas intervenções cirúrgicas. Está bastante … Continued

Emprego e Concurso

Processo seletivo de Paranaíba está com vagas abertas até dia 22

São 26 vagas para cargos de nível médio e superior

Brasil

Grupo que driblou bilhões em PIX é preso pela PF

O grupo é suspeito de praticar fraudes bancárias contra instituições financeiras

Polícia

Homem que estava desaparecido desde agosto é encontrado morto em Três Lagoas

Luiz desapareceu após ter deixado o hospital em que estava internado sem alta médica