Ministro da Justiça prorroga Sala de Situação que monitora terra indígena Panambi em MS

O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, decidiu prorrogar o prazo da Sala de Situação que atua sobre as demandas da Terra Indígena Panambi – Lagoa Rica, no Estado de Mato Grosso do Sul. A Sala de Situação foi criada em agosto, após conflitos de terra na região. A portaria MJSP n° […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Força Nacional prendeu atiradores e apreendeu a caminhonete (Reprodução, Redes Sociais)

O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, decidiu prorrogar o prazo da Sala de Situação que atua sobre as demandas da Terra Indígena Panambi – Lagoa Rica, no Estado de Mato Grosso do Sul. A Sala de Situação foi criada em agosto, após conflitos de terra na região.

A portaria MJSP n° 787, de 4 de outubro de 2024, decidiu prorrogar por mais 60 dias a Sala de Situação, criada para monitorar, analisar e adotar providências quanto a demandas relacionadas à Segurança Pública na região da Território Indígena (TI) Panambi – Lagoa Rica.

A estrutura faz parte de uma série de ações em andamento que visam reduzir os conflitos fundiários e garantir segurança das etnias que vivem na região. A medida havia sido anunciada pelo secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), Mario Sarrubbo, e pela secretária de Acesso à Justiça (Saju), Sheila de Carvalho, em uma reunião com lideranças da etnia Guarani Kaiowá, em 8 de agosto.

Tensão e conflitos em Douradina

A região da Terra Indígena Panambi – Lagoa Rica, em Douradina, enfrentou diversos conflitos em 2024. Em agosto, um indígena ficou ferido novamente em um ataque à mão armada. A tensão começou no local em setembro e outro indígena também foi ferido por tiro de arma de fogo logo no início da retomada.

Os povos originários denunciaram que dois pistoleiros em uma caminhonete abriram fogo contra as famílias indígenas. A Equipe da Força Nacional, que estava no local desde meados de julho, prendeu em flagrante os atiradores.

Conteúdos relacionados

Comunidade quilombola Eva Maria de Jesus
enem
Premiação ocorreu em Brasília