Pular para o conteúdo
Cotidiano

Ministro da Justiça prorroga Sala de Situação que monitora terra indígena Panambi em MS

O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, decidiu prorrogar o prazo da Sala de Situação que atua sobre as demandas da Terra Indígena Panambi – Lagoa Rica, no Estado de Mato Grosso do Sul. A Sala de Situação foi criada em agosto, após conflitos de terra na região. A portaria MJSP n° … Continued
Priscilla Peres -
Força Nacional prendeu atiradores e apreendeu a caminhonete (Reprodução, Redes Sociais)

O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, decidiu prorrogar o prazo da Sala de Situação que atua sobre as demandas da Terra Indígena Panambi – Lagoa Rica, no Estado de . A Sala de Situação foi criada em agosto, após conflitos de terra na região.

A portaria MJSP n° 787, de 4 de outubro de 2024, decidiu prorrogar por mais 60 dias a Sala de Situação, criada para monitorar, analisar e adotar providências quanto a demandas relacionadas à Segurança Pública na região da Território (TI) Panambi – Lagoa Rica.

A estrutura faz parte de uma série de ações em andamento que visam reduzir os conflitos fundiários e garantir segurança das etnias que vivem na região. A medida havia sido anunciada pelo secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), Mario Sarrubbo, e pela secretária de Acesso à Justiça (Saju), Sheila de Carvalho, em uma reunião com lideranças da etnia Guarani Kaiowá, em 8 de agosto.

Tensão e conflitos em Douradina

A região da Terra Indígena Panambi – Lagoa Rica, em , enfrentou diversos conflitos em 2024. Em agosto, um indígena ficou ferido novamente em um ataque à mão armada. A tensão começou no local em setembro e outro indígena também foi ferido por tiro de arma de fogo logo no início da retomada.

Os povos originários denunciaram que dois pistoleiros em uma caminhonete abriram fogo contra as famílias indígenas. A Equipe da Força Nacional, que estava no local desde meados de julho, prendeu em os atiradores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Condenada, mulher é presa em Amambai por estupro de vulnerável

Bia Haddad emplaca 2ª vitória e avança às quartas em Estrasburgo

Campanha ‘Seu Abraço Aquece’ arrecada 230 cobertores e mais de 200 peças de roupas

Senado aprova projeto que simplifica licenciamento ambiental; texto vai à Câmara

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

Câmara aprova projeto sobre reajuste salarial de servidores

Últimas Notícias

Esportes

Dupla Fla-Flu se classifica sem sustos em noite de goleadas na Copa do Brasil; Fortaleza cai

A queda do Fortaleza foi a surpresa, com Bahia e Atlético-MG se garantindo bem

Esportes

Fluminense goleia para avançar para oitavas da Copa do Brasil

Classificação veio com uma boa vitória, de 4 a 1

Trânsito

Caminhoneiro morre ao colidir contra  estrutura de ponte inacabada nas margens da BR-163

Motorista perdeu o controle da direção

Esportes

Corinthians depende de Yuri Alberto de novo, vence Novorizontino e avança na Copa do Brasil

Contou com Yuri Alberto para vencer por 1 a 0 na noite desta quarta